Últimos assuntos
» Porquinho da índia com olho furado
por Jennifer Sab 17 Fev - 14:46

» Ficha médica : Alan
por Alan_Aporquinha Sab 20 Jan - 17:59

» Minha porquinha está com piolho
por floraefauna Sex 19 Jan - 7:55

» Ficha médica da Peruca
por Isabela Luccas Seg 4 Dez - 6:35

» RELATÓRIO DE TÓPICOS MODERADOS
por Isabela Luccas Sex 1 Dez - 11:15

» Ficha médica: pig da Cynthia Costa
por Isabela Luccas Sex 1 Dez - 11:12

» Ficha médica: Pudim
por Isabela Luccas Sex 1 Dez - 11:11

» Ficha Médica: Biju
por Isabela Luccas Sex 1 Dez - 10:59

» Ficha médica : Francis
por Isabela Luccas Sex 1 Dez - 10:55

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Junho 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6328 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Jennifer

Os nossos membros postaram um total de 38672 mensagens em 2062 assuntos

Ficha Médica - Edgard

Ir em baixo

Ficha Médica - Edgard

Mensagem por Edgard_Howard em Sab 9 Nov - 15:19

Gente, preciso urgentemente de ajuda.

Há uns dias, meu porquinho não se alimenta bem. Achei que fosse por que ele quebrou um dentinho, mas de uns dois dias pra cá ele tem apresentado novos sintomas:

- Olhos expelindo um líquido leitoso.
- Não brinca, não pula, não faz mais cuí cuí.
- Come muito pouco e quando come se entala com as comidinhas. Não consegue ingerir e deixa muitos pedacinhos pelo chão. Faz barulhinhos estranhos quando come também.
- Parece estar sempre com algo na boca, fica mastigando sem comida. 
- Não evacua e quando o faz (raramente) as fezes são muito amolecidas (e bem pouquinhas).
- Os pelos estão estufados (eriçados, arrepiados, sei lá). 
- Aparenta estar triste.
- A barriguinha dele ronca as vezes, como se estivesse com muita fome e o estômago roncando.
- Ele chora quando a gente coloca a mão nos quadris.
- Parece mais quente que o normal.
Segue em anexo fotos:









Ps.: Ele sempre teve esse inchaço nessa parte do corpo. O bumbum e os órgãos sexuais sempre foram bem grandes, a médica disse que isso é normal. Mas desde que começou a apresentar esses problemas, está um pouco pior. 

Eu não sei o que fazer. É sábado e o vet já fechou... Me ajudem, por favor! Estou desesperada!
avatar
Edgard_Howard

Mensagens : 3
Data de inscrição : 31/01/2012
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha Médica - Edgard

Mensagem por *Paty Abib* em Sab 9 Nov - 20:45

Não vejo nada de errado com a região genital dele. Ele parece estar magro na foto, deve ser por isso que está achando o saco mais protuberante que o normal, se bem que achei super normal.

Ele não defeca porque não come e todos esses sintomas que você apresentou aqui me deixa muito preocupada, pois ele pode definhar e morrer se você não tomar providências rapidamente.

Ele está assim desde quando?

Tudo indica que ele está com oclusão dentária. Precisa de veterinário urgente! Peça um raio-x para ver o estado dos dentes. 
- Olhos lacrimejando: os pigs expelem mesmo um líquido esbranquiçado para se limpar, porém se os olhos estão lacrimejando com frequência, pode ser oclusão dentária, obstrução do canal lacrimal, infecções, etc
- Apatia: Estado que demonstra que seu pig está mal, assim como os pelos arrepiados. 

Ele deve sim estar com dor, por isso reclama qdo você o apalpa.

Precisa levar no vet, não tem como, mas o que podemos fazer por agora, ou melhor, JÁ:

Precisa alimentá-lo com papinha urgente!
Seguem as informações necessárias:

Receitas de Papinha
○ Receita 1

- 2 colheres de ração própria para porquinhos (Nutricobaia, Pet Valle, Funny Bunny)
- 3 colheres de sementes de anis (erva-doce)
- 4 colheres de gérmen de trigo não-tostado (veja a seção de cereais de seu supermercado)
-  100 gr de probiótico (BioRich® em pó ou pasta de Probiótico).
Usando um moedor, triture a ração e as sementes de anis. Adicione o gérmen de trigo e o probiótico. Misture e triture novamente. Coloque essa mistura em um saquinho bem fechado e mantenha em geladeira até o uso.
(Caso não tenha um moedor / triturador, pode retirar as sementes de anis da receita.)
Para utilizar, misture uma pequena quantidade de água morna, ou suco de frutas sem açúcar, ou suco de grama de trigo, ou Pedialyte.
(Receita de Sef, em Guinea Lynx Forums)

○ Receita 2

- 1 colher de ração própria para porquinhos (Nutricobaia, Pet Valle, Funny Bunny)
- 1 colher de abóbora cozida e amassada (faça um purê, cozinhando apenas em água e amassando bem depois do cozimento)
- 1 colher de cenoura cozida (faça um purê, cozinhando apenas em água e amassando bem depois do cozimento)
- 1 ou 2 colheres de gérmen de trigo
Triture a ração usando um moedor / triturador de alimentos. Se não tiver, você pode colocar a ração por alguns segundos em água bem quente para amolecer, e então, amasse. Junte os demais ingredientes. Mantenha refrigerado até o uso. Pode acrescentar probiótico, caso deseje. Para utilizar, misture uma pequena quantidade de água morna, ou suco de frutas sem açúcar, ou suco de grama de trigo, ou Pedialyte.
(Receita de Charybdis, em Guinea Lynx Forums)
Mãos à Obra!
Quanto de papinha devo dar a cada sessão?
    Provavelmente seu porquinho irá aceitar cerca de 20 a 25 gramas de papinha por vez, além de um pouco de água. Você pode acrescentar vitamina C na água se desejar. Porquinhos adoentados necessitam de mais vitamina C.

Quantas vezes por dia devo dar a papinha?
    Você deverá alimentá-lo várias vezes ao dia (4 a 6 vezes ou até mais). O sistema gastrointestinal de seu porquinho precisa trabalhar continuamente. Mas lembre-se de que seu objetivo é fazer com que, aos poucos, seu porquinho retome a rotina de se alimentar sozinho. Por isso, além da papinha, sempre ofereça ração, feno, capim, legumes e verduras. Muitos porquinhos que não estão se alimentando sozinhos se animam a comer com capim ou capim de trigo!

Como faço para dar a papinha a ele?
    Uma boa maneira é dar a papinha usando seringas de 1 ml (seringa de insulina / tuberculina sem agulha). A papinha deverá ser firme como um purê; então para dar a papinha, é necessário cortar a ponta da seringa, de modo que ela se tornará uma espécie de tubo. (veja fotos abaixo). Segure o porquinho no colo ou sobre uma superfície firme. Alguns irão aceitar facilmente a papinha; outros precisam ser segurados de maneira firme para que você consiga dar a papinha, e se sentirão mais seguros enrolados em um pano.


     Veja o vídeo explicativo:


Passo a passo em fotos:

1- Prepare a papinha usando uma das receitas acima ou faça uma receita similar. A consistência deve ser firme como uma pasta firme, um purê, e não líquida como uma sopa.





2- Você pode utilizar uma seringa de 10 ml para ajudar a aspirar essa pasta e colocar em seringas menores, de 1 ml, que serão utilizadas para dar a papinha ao porquinho. Corte um pouco da ponta da seringa de 10ml para que o diâmetro fique maior; as seringas de 1ml devem ter o bico totalmente cortados para se tornarem um tubo.

Retire o êmbolo da seringa de 10ml:





Coloque papinha dentro da seringa, recoloque o êmbolo e empurre para dentro das seringas de 1ml (transformadas em pequenos tubos para alimentação). Dependendo da consistência da papinha, você pode tentar puxar diretamente com a seringa/tubo de 1ml.





Você pode preparar uma quantidade de papinha e encher vários "tubinhos". Note as seringas de 1 ml com a ponta cortada.





Mantenha em um pote fechado em geladeira até o uso.

 3- Na hora de utilizar a papinha, esquente levemente usando banho-maria, para que a papinha fique morna.





Você pode fazer isso colocando água quente em um pote, tampar e colocar os tubinhos com a papinha em cima do pote, deixando por alguns minutos antes de dar ao porquinho.

4- Dê a papinha aos poucos. Se seu porquinho não aceitar prontamente a seringa e você precisar segurá-lo para isso, posicione a seringa de modo que ela entre na boquinha de lado, por trás dos dentes incisivos. Injete aos poucos a papinha. Ele fará um movimento de mastigação. Pare de injetar se o porquinho parar de mastigar. Seja paciente.
  Jamais vire seu porquinho de barriga pra cima para dar qualquer alimento! O risco de asfixia é grande.


Dica: Uma seringa para alimentação de pássaros (como esta) pode ser extremamente útil no caso de seu porquinho da índia precisar de papinha. Se ele for cooperador, você poderá alimentá-lo diretamente da seringa; senão, pode usá-la no lugar da seringa de 10ml para encher seringas menores, com a vantagem de que ela não possui borracha, por isso não estraga com o uso constante, além de ter uma trava de segurança, facilitando calcular a quantidade expelida de cada vez.
Informações sobre alimentação forçada:


  Alimentação à Mão, ou Alimentação Forçada, pode salvar a vida do seu porquinho da índia. Papinhas são essenciais caso seu porquinho da índia esteja doente ou tenha passado por cirurgia. Mesmo em caso de filhotes órfãos, utilize as papinhas conforme explicado abaixo, e não use leite. Nenhum leite ou composto é capaz de substituir o leite materno, e leite de outros animais pode causar problemas gastrointestinais sérios. Porquinhos da índia nascem completamente formados, e se beneficiarão do alimento sólido como um adulto.


 Que tipo de alimento devo usar em papinhas?
    Papinhas feitas com ração são superiores em qualidade às papinhas de vegetais, porque a ração é superior em quantidade de fibras. Fibras são extremamente importantes para o bom funcionamento gastrointestinal dos porquinhos da índia. Vegetais contém menor quantidade de fibras e por isso serão de menor ajuda em manter o intestino funcionando corretamente, podendo até mesmo fermentar, causando gases. Você pode combinar a papinha de ração com suco de fruta sem açúcar, Pedialyte® ou suco de grama de trigo para tornar a papinha mais palatável para seu porquinho. Veja receitas de papinhas mais abaixo.


Qual a quantidade de alimento que meu porquinho precisa?
    Em média, porquinhos precisam diariamente de:


• 6 gramas de alimento seco para cada 100 gramas de peso;
• 10 a 40ml de água para cada 100 gramas de peso.
    Pese seu porquinho. Um porquinho de 1 kg precisará de cerca de 60 gramas de alimento seco e 100 ml de água durante o dia.

    Lembre-se de que pesar seu porquinho semanalmente é muito importante para monitorar sua saúde. Muitos começam a perder peso antes de demonstrar qualquer outro sintoma de doença. Se seu porquinho não está comendo, além de alimentá-lo a mão, pese-o diariamente e mantenha um registro do peso.

FONTE

Não dê bobeira, alimente direitinho de duas em duas horas, seja delicado e tenha paciência. Estarei torcendo por vocês!

Bjs

*Paty Abib*
Membro veterano
Membro veterano

Mensagens : 2768
Data de inscrição : 16/10/2012
Idade : 33
Localização : São José dos Campos/SP

http://festeiras.forumeiros.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum