Porquinhos da Índia - Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Ficha médica: Jujuba
por Epsoares Ter 21 Jun - 8:21

» Dificuldade para andar
por Laura Qui 2 Set - 21:57

» Porquinho chorando para urinar
por Aline Medeiros Qua 16 Set - 10:07

» Ajuda urgente
por Thayana Dom 30 Ago - 15:32

» Porquinho não come ração NuTrópica
por Lucca Dias Ter 25 Ago - 17:49

» IVERMECTINA 1% - Perguntas e comentários
por Bianca.gn Qui 13 Ago - 9:04

» Me ajudem por favor
por aninhafh Sáb 8 Ago - 0:01

» Micose?
por Japa93 Qui 30 Jul - 10:13

» Ficha médica do Stitch - porquinho do Giovani
por giovanicruzara Seg 20 Jul - 23:27

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6353 usuários registrados
O último membro registrado é larissalopesjw

Os nossos membros postaram um total de 38700 mensagens em 2079 assuntos

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por Pingo e cia Sáb 20 Dez - 18:03

Olá!!!
Queria muito a ajuda de vcs!!!
Hj faz exatamente um mês q eu perdi a Peteca, mãe do Pudim. :(
Acontece q ontem a noite, percebi q ele não comeu a escarola q tanto adora. Ele passou super bem o dia todo, comeu e evacuou normalmente.
Mas a noite notei q não comeu toda a escarola, já vi q não estava normal.
De manhã, não tinha comido a ração q eu coloquei para ele a noite.
Hj percebi q ele está bem quietinho, está mais deitado...e não está se alimentando direto. A ração do dia sobrou bastante e ele está recusando as verduras.
Durante o dia comeu um pouco de feno, um pouco de jilo e cenoura.
A tarde ofereci água na seringa e dei uma gota de luftal, pois q única coisa q eu percebo eh q ele está com um incomodo na barriga. Está evacuando pouco, mas acredito q seja por causa da ma alimentação dele.
Vou levá-lo na segunda no veterinário. Mas tenho medo q ele piore, será q posso continuar medicando com o luftal?
Tenho medo de forçar a papinha e piorar a barriguinha dele.....
Ele estava tão bem, de repente parou de comer e ficou assim...estou preocupada.
Pingo e cia
Pingo e cia

Mensagens : 107
Data de inscrição : 23/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por Isabela Luccas Sáb 20 Dez - 19:38

Vc sente a barriguinha durinha? O luftal vc pode até dar, mas se não forem gases... Não surtirá efeito. Você percebe que ele está com dor? (pelos eriçados). Eu daria papinha, pois eles desidratam e perdem peso muito rapido.
Isabela Luccas
Isabela Luccas
Moderador

Mensagens : 1907
Data de inscrição : 24/09/2012
Idade : 28
Localização : Rio Claro SP

https://www.facebook.com/groups/disneypig/

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por stephenkall Dom 21 Dez - 12:52

Oi Tatiana!

Procure apalpar devagar a barriga dele. Se perceber que a barriga está um pouco dura ou que ele chora quando você faz isso, pode ser prisão de ventre.

Se for o caso, provavelmente seu vet irá fazer duas ou três doses de plasil para aumentar a motilidade intestinal dele. Por hora, certifique-se de que ele está comendo e bebendo água. Faça papinha de cenoura e abóbora cozidas (abóbora tem bastante fibras) e tente forçar um pouquinho. Talvez seja interessante ligar para o vet para ver se ele indica ministrar óleo mineral via oral também.
stephenkall
stephenkall

Mensagens : 72
Data de inscrição : 31/05/2011
Idade : 38
Localização : São Carlos - SP

http://www.cnpdia.embrapa.br/labimagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por Pingo e cia Dom 21 Dez - 18:09

Eu acabei não dando mais luftal, fiquei com medo de ficar medicando sem saber o q realmente eh...por isso estou acompanhando de pertinho pra ver se ele se alimenta.
Percebi q ele está se alimentando, bem menos do q o normal, mas está comendo... A única coisa q ele come eh pouca ração (antes não costumava sobrar, agora sobra bastante até eu limpar o cercado) e legumes, ele come pouco mais está comendo.
Só q esta recusando todas as verduras...escarola, almeirão pão, catalonia...ele amava e não sobrava nadinha!!!
Eu senti um caroço na barriguinha e não sei se pode ser algum cocozinho q endureceu (se for isso, alguém sabe como a veterinária vai tirar??) percebo q o incomodo eh na barriga mesmo, mas não sei dizer ao certo de onde vem o incomodo.
Amanhã vou levá-lo no veterinário. Não sei se tenho forçar para suportar mais um problema com algum dos meus porquinhos...já sofri demais recentemente com a perda da Peteca.....
Pingo e cia
Pingo e cia

Mensagens : 107
Data de inscrição : 23/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por stephenkall Dom 21 Dez - 19:50

Como estão as fezes dele? Normais mas em menor quantidade, pequenas / ressecadas ou líquidas?

Não sei se você já foi dormir, mas tente dar uma limpada no cercado agora à noite (guarde um pouquinho das fezes pra mostrar pro vet) e veja se ele evacua até amanhã pra medir quanto está saindo!

Mas fique tranquila. O Pongo estava assim lá atrás e isso foi resolvido com três doses de plasil subcutâneo. ;)

Se seu vet fizer a mesma coisa, vai notar que no final do dia de amanhã já vão começar a aparecer um ou outro cocozinho! ;)

Mas viu, eu continuaria dando uma gotinha de luftal a cada 8 horas, porque com o intestino parado, a comida começa a fermentar e ele pode sentir bastante desconforto com a formação de gases! 

Dê notícias amanhã!
stephenkall
stephenkall

Mensagens : 72
Data de inscrição : 31/05/2011
Idade : 38
Localização : São Carlos - SP

http://www.cnpdia.embrapa.br/labimagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por Pingo e cia Seg 22 Dez - 17:03

Oi!!
Sabe o q eu notei??? Q ele estava com os mesmos sintomas q o Pongo, ontem eu estava lendo o início do seu tópico.
Eu acabei não levando no veterinário, pq graças a Deus, assim q limpei o cercado de manhã, notei q as fezes estava maiores e mais firmes (mas ainda não estão normais). Sábado e domingo estavam moles e bem pequenininhas (mas não ficaram líquidas). Logo depois q troquei a ração de manhã, ele comeu!!!!! E comeu o almeirão de manhã tb, porém não comeu tudo.
Mas fui percebendo durante o dia q ele está se alimentando melhor (bem melhor!!!!). Já está comendo ração, bebe água e mordisca o feno. A cenourinha da tarde, ele comeu todinha!!
Mas a única coisa q percebi, eh q algumas vezes ele de repente pára, e faz aquela cara de dor...aparentemente eh a barriguinha mesmo. 
Liguei na veterinária, ela irá trabalhar direto. Só irá fechar mesmo no dia 25 e 01/01. Isso me deu uma certa segurança, já q ele começou a comer melhor hj e as fezes estão melhorando tb. Será q seria melhor levá-lo para entrar com medicamento?
Pq acredito q agora q ele esteja voltando a comer, provavelmente melhore a dorzinha na barriga tb. Já q ele ficou sábado e domingo sem se alimentar direito né.
Pingo e cia
Pingo e cia

Mensagens : 107
Data de inscrição : 23/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por Pingo e cia Seg 22 Dez - 17:15

Ah, acho q vou voltar com o luftal mesmo. Já q ele está voltando a comer e as fezes estão melhorando, acredito q o luftal já ajudará a eliminar o incomodo né?!
Pingo e cia
Pingo e cia

Mensagens : 107
Data de inscrição : 23/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por stephenkall Seg 22 Dez - 18:34

Que bom que ele está melhor! Devia ser algo que ele comeu e prendeu o intestino. Que bom que está voltando ao normal!

Bem, só você que convive com o Pingo pode saber o quanto este quadro está afetando ele, portanto só você pode julgar realmente se é melhor levá-lo no vet ou aguardar um pouco mais. Se fosse eu no seu caso, eu observaria se o Pingo volta às atividades normais dele - se brinca como costumava brincar, se pede comida, etc, etc. Pelo que você está descrevendo, ele deve estar com cólicas. Eu deixaria ele em observação ao longo do dia de amanhã. Se perceber que essas cólicas estão frequentes, leve no vet! Se perceber que está melhorando razoavelmente, certifique-se de que ele está se alimentando! =)

Quanto ao luftal, eu continuaria. Se ele está com dores esporádicas por gases, o luftal pode eliminar. É um remédio bem pouco agressivo (ainda mais em baixa dosagem), e pode ajudar a recuperar mais rápido. Eu continuaria com 1 gota a cada 8 horas por mais amanhã pelo menos até as coisas voltarem ao normal! =)

Espero que fique tudo bem!
stephenkall
stephenkall

Mensagens : 72
Data de inscrição : 31/05/2011
Idade : 38
Localização : São Carlos - SP

http://www.cnpdia.embrapa.br/labimagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por Pingo e cia Ter 23 Dez - 13:43

Muito obrigada pela sua ajuda!!!!
Continuei com o luftal como vc sugeriu, e hj o Pudim está muito melhor!!!!!
Já comeu a catalonia da manhã, voltou a pedir comida e  já está se alimentando praticamente normal (e sozinho, pq eu tinha q incentivar levando na caminha) com ração...feno..vegetais e tomando água sozinho (até ontem eu ainda complementei com a seringa)!!
Está evacuando bem melhor, porém não está no formato normal ainda. Por isso, vou continuar com o luftal até o intestino voltar ao normal né.
O fato de voltar ao comer sozinho hj, já me deixa muito feliz. Pois não tive a mesma sorte com o Pingo e Peteca, em uma semana sem se alimentar bem, eles se foram. Por isso fiquei desesperada ao ver q o Pudim não se alimentava direito nesse sábado e domingo, mas graças a Deus, já está praticamente normal!!!!!
Obrigada pela atenção!!!
Pingo e cia
Pingo e cia

Mensagens : 107
Data de inscrição : 23/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por stephenkall Ter 23 Dez - 21:08

Ótimas notícias!! =)

Que bom que essa criança está se recuperando! Continue monitorando o quanto ele se alimenta e o quanto evacua! É normal logo após um episódio desses que as fezes fiquem com o formato meio estranho, mas tende a melhorar em 2 dias se ele continuar se alimentando normal!

Eu continuaria sim o luftal até a ceia de natal, e depois já cortaria também!

Parabéns pela recuperação! =) Precisando, estamos aí! ;)
stephenkall
stephenkall

Mensagens : 72
Data de inscrição : 31/05/2011
Idade : 38
Localização : São Carlos - SP

http://www.cnpdia.embrapa.br/labimagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por Pingo e cia Sex 26 Dez - 19:17

Bom...não tenho boas notícias...

O Pudim tinha melhorado, estava se alimentando melhor...até as fezes já estavam maiores e mais firmes.
Parei com a medicação, e ele voltou a ficar como antes. Começando ontem...e hj tb está assim...
Ele só "belisca" os alimentos q eu dou, não come tudo como sempre comia. Tenho notado q até ração ele tem rejeitado, por isso me preocupou mais.
Tenho pesado diariamente e não vejo alteração no peso (graças a Deus!!).
Mas o q mais me preocupa, eh saber se os problemas estão nos dentinhos (meu maior medo). Será possível os dentinhos do fundo crescer tanto assim em uma semana q ele não se alimentou como se alimentava antes?! Vejo q qd ele pega um graozinho de ração, ele mastiga....mastiga....mastiga.... Eh a mesma coisa com pedaço de jilo....berinjela...
Engraçado q folhas de verduras, cenoura, pepino...ele mastiga normalmente. Isso está me deixando confusa. :/
Os dentinhos da frente estão aparentemente normais!!
Por ele não ter melhorado definitivamente, amanhã estarei levando na veterinária.
Isso sempre me deixa um pouco apreensiva, um medinho de saber o q realmente ele tem...e se ele vai reagir ao medicamento.
Eu falo isso, pq o Pingo piorou depois do antibiótico q a outra veterinária receitou...e eu o perdi em poucos dias.. Agora foi com a Peteca, não resistiu a cirurgia dos dentinhos e se foi 3 dias após a cirurgia..... :(
Desculpa o desabafo...eh o medo de perder mais um bebezinho.
Q Deus não dê uma luz amanhã....
Pingo e cia
Pingo e cia

Mensagens : 107
Data de inscrição : 23/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por stephenkall Sex 26 Dez - 21:30

Putz, que tristeza ler isso! =/ Corra pro vet com esse mocinho! Seja dentinho ou qualquer outra coisa, quanto mais tempo você demorar pra levar ele, mais lenta é a recuperação!

Tente um atendimento emergencial amanhã mesmo se possível!!
stephenkall
stephenkall

Mensagens : 72
Data de inscrição : 31/05/2011
Idade : 38
Localização : São Carlos - SP

http://www.cnpdia.embrapa.br/labimagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por Pingo e cia Sáb 27 Dez - 16:55

Pois eh...pra minha sorte, a veterinária está trabalhando direto por esses dias. Fechando somente dia 25/12 e 01/01.
Assim q chegamos, contei todo o histórico desta semana....
Qd ela o examinou, descobriu algo q me deixou muito chateada. No começo desse tópico, comentei sobre um carocinho na barriguinha dele né?! Então, ela foi examinar a parte do pipizinho (desculpa o detalhe, mas se eu não escrever assim, vc não irá entender), e entre o pipizinho e a barriguinha, estava esse "caroço" de sujeira e pus, pressionando o pipizinho por dentro q, já estava roxo e quase necrosando. X(
Ela disse q ele estaria sentindo muita dor por isso, e provavelmente parou de comer por causa dessa dor. Ela tirou tudo me mostrou e limpou. 
Disse q não precisava de medicamento, q agora sem dor, ele voltará a comer dentro de algumas Hs.
Voltamos, ele estava super cansado...dormiu bastante... Mas notei q mesmo assim não voltou a comer normalmente. Continuou beliscando os vegetais, mas quase não come a ração.
Liguei para a veterinária e ela disse q ainda estaria com dor, e pediu para medicar com o dipirona.
Sei q não vai ser de uma hora pra outra q ele vai melhorar. Mas fico com "a pulga atrás da orelha" por ele não comer a ração, ele pega um ou outro graozinho e mastiga...mastiga....um tempão!!!! Antes ele comia toda a ração do pratinho até o final do dia. Hj ela fica la, cheinha!!
Perguntei se pode ser os dentinhos, se não cresceram demais nessa semana q ele não se alimentou direito. Ela disse q não, seria pela dor mesmo.
Agora não sei mais o q pensar, engraçado q ele come as verduras...pepino (ele devora tudo!!)...maçã.... Se fosse mesmo os dentinhos, ele recusaria tudo não eh?! :/
O Pongo rejeitou algo antes de vc descobrir q o problema era nos dentinhos?! 
Se ele não melhorar até o começo da semana, voltarei na veterinária.
Pingo e cia
Pingo e cia

Mensagens : 107
Data de inscrição : 23/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por stephenkall Sáb 27 Dez - 18:48

Poxa vida, o carocinho tava infeccionado então?? =/
Que bom que tirou!

Você tá monitorando o peso dele? Tente acompanhar de perto e pesar todo dia pra garantir que ele não está emagrecendo muito. Eles param de comer por qualquer coisa, seja por dor causada pelos dentinhos ou por dor abdominal. Assim, a dipirona deve ajudar sim em ambos os casos, mas o mais importante é garantir que a alimentação dele continue (seja naturalmente ou através de papinha).
O Pongo ficou sim vários dias sem comer - primeiro por causa da constipação, que dava dor abdominal. Depois, por causa dos dentinhos que machucavam a gengiva. Por fim, por causa da ferida que ele mesmo causou se mordendo. Pros três casos a solução foi forçar a alimentação em primeiro lugar e tratar os sintomas em seguida (no caso da constipação, com Plasil. No caso dos dentinhos, com o desgaste. No caso da ferida, com merthiolate e dipirona / profenid).

Pelo sim pelo não, continue dando comida sólida e forçando quando perceber que ele não tá comendo! A tendência agora sem esse carocinho é melhorar!
stephenkall
stephenkall

Mensagens : 72
Data de inscrição : 31/05/2011
Idade : 38
Localização : São Carlos - SP

http://www.cnpdia.embrapa.br/labimagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por Pingo e cia Dom 28 Dez - 11:57

Estou pesando sim, diariamente desde q percebi q não estava bem. 
Eu aprendi isso depois q perdi a Peteca, ela tinha um peso em torno de 1,100kg e qd foi fazer o desgaste, estava com 800gr!!!! X( 
Eu sempre tive esperança q os dentinhos da frente fossem desgastados sozinhos, mas no fim, só piorou a situação dela.
Desde o primeiro dia q percebi q ele já não comeu direito, estava com 1,230kg. Hj, está com 1,200kg...está perdendo peso... Por isso, aumentei a qtdade de vezes das verduras e vegetais, já q ração ele não come nada!!!! O q eu estou estranhando eh q qd ele pega um graozinho de ração para comer, mastiga com uma dificuldade...e parece q nunca vai terminar de mastigar..... Mas dependendo das coisas q eu dou, ele come tudo!! Tipo pepino, maçã...hj comeu toda a berinjela...mas ração não quer comer de jeito nenhum!! E as folhas, ele vai mordendo pedacinho por pedacinho...antes era um esfomeado pra comer, devorava tudo de uma vez!!! Por isso, minha dúvida, será mesmo os dentinhos do fundo?!
A veterinária disse q em uma semana não cresceria a ponto de prejudicar. E os da frente estão normais.
Hj vou começar com a papinha e continuo com a medicação para dor. 
Estou pensando em levá-lo na Odontovet. Mas tenho medo de fazerem o procedimento sem necessidade.
Não sei se já retorno na veterinária dele primeiro....uma dúvida!!!
Meu marido não apóia essas idas e vindas nos veterinários. Ele acha q podem fazer procedimentos q nem sejam necessários e prejudique mais ainda ele. A experiência q tivemos com o Pingo foi exatamente assim, primeiro tentaram dar antibiótico, não melhorou, então cortaram os dentinhos..ele foi piorando e deram injeções e soro...logo depois o perdi....com isso, fico confusa.....muito confusa.... :(
Pingo e cia
Pingo e cia

Mensagens : 107
Data de inscrição : 23/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por stephenkall Dom 28 Dez - 13:01

30g não é algo tão absurdo se formos pensar. O pongo tinha quase 1kg, fez a cirurgia com 840g e agora tá com 860g, engordando de novo aos poucos. Mas sim, mantenha o peso no radar!

Quanto à ração, é importante pra ele comer porque é uma das principais fontes de nutrientes balanceada. Eu no seu lugar faria uma papinha bastante rica em ração (dilui a ração na água quente e mistura com cenoura e abóbora cozidas e batidas), pra complementar essas refeições de frutas e legumes. Não esqueça da vitamina C (aumente uma ou duas gotas do que está acostumada a dar).

Quanto ao vet, bem, aí é questão de realmente encontrar um vet de confiança. Concordo com seu marido, mas ninguém melhor que o vet pra saber o que está se passando com os bichinhos. De fato, uma ou duas semanas é muito pouco tempo pro dente crescer absurdamente a ponto de machucar a gengiva - mas imagine que talvez fosse possível que o dente já estivesse grande e formando pontas, e quando ele parou de comer foi só o que faltava pra ponta começar a machucar. É muito difícil enxergar pontas dentárias com o bicho acordado - até porque eles têm bochechas enormes e redondas, que ao mesmo tempo que fazem com que eles sejam fofos, faz com que geralmente a carne esconda possíveis pontas e feridas na mucosa. O caso do Pongo foi assim! A vet detectou duas pontinhas pequenas que não estavam ferindo a gengiva, mas que estavam crescendo e logo mais iriam começar a machucar. Quando ele estava anestesiado fazendo o procedimento, ela enxergou mais três pontas que não tinha conseguido ver com ele acordado e que estavam sim machucando a boca dele!

Enfim, se você não se sente segura com esse vet, procure segundas ou terceiras opiniões. É sempre importante ouvir a opinião de profissionais da área. Quando perdi o Abu, me senti igual a você agora! Fomos no vet, ele receitou remédio em cima de remédio e o bicho não aguentou. Num primeiro momento, quis culpar o vet por ter feito isso. Num segundo momento, quis me culpar por não ter cuidado direito. Mas estes são bichinhos muito sensíveis, então às vezes mesmo que o vet acerte e que nós façamos o melhor que podemos, é muito difícil reverter um quadro mais severo.

Pelo que você está dizendo, o Pudim não está comendo ração, mas está bem gordinho e tentando melhorar! Essa é sua vantagem agora!

Eu não posso indicar ou condenar tratamentos recomendados pelo seu vet pra você porque eu não sou vet e seria anti-ético de minha parte, mas o que eu posso dizer é que ele está com uma abordagem conservadora justamente pra preservar o bichinho.

O que eu diria pra você fazer é pra dar a dipirona por no máximo 3 dias, pra fazer mal pra ele. Eu sugeriria que você manipulasse arnica montana 6CH, diluísse 8 glóbulos em 50ml de água e desse essa água ao longo do dia pro Pudim. A arnica é um remédio homeopático, tem menos efeitos colaterais e pode ser dado por mais tempo - e ajuda bastante na dor e nas inflamações. E manda papinha goela abaixo desse pudim pra ele ficar bem gordinho!!

Se você tiver acesso a alguma clínica de radiologia veterinária (a OdontoVet faz), solicite um diagnóstico por radiologia odontológica antes de qualquer procedimento. Caso eles digam que é necessário fazer a intervenção, volte com o laudo do exame para sua veterinária e confirme com ela.

No mais, força nessa recuperação aí, pra você e pro Pudim!!
stephenkall
stephenkall

Mensagens : 72
Data de inscrição : 31/05/2011
Idade : 38
Localização : São Carlos - SP

http://www.cnpdia.embrapa.br/labimagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por Pingo e cia Dom 28 Dez - 18:32

Olha...muito obrigada pelo apoio, obrigada mesmo!!!
A gente fica tão angustiado qd acontece essas coisas né...me conforta saber q Pongo passou por isso e hj está recuperado!!!
Eles nos assustam de uma hora pra outra, ficam fracos muito rápido...a gente compara com as perdas q já tivemos...e isso nos desespera ainda mais!!
Em um dia estava td bem, de repente já parou de comer verduras..e foi ficando desse jeito...
Ele não come a ração, de jeito nenhum!!! Fiz a papinha, desse jeito mesmo q vc falou. Mas tudo q eu colocava, voltava pra fora...além do stress q ele não quer comer a papinha de jeito nenhum... x(
Ele comeu um pedaço da melancia hj, catalonia e berinjela...e um pedacinho de tomate (como não está comendo a ração, estou dando algo a cada duas Hs pra ele se alimentar). Eu cheguei a ver ele tentando comer o graozinho de ração e feno, ele mastiga como se prendesse algo do lado direito da boca. E logo desiste.
Hj, parece estar mais ativo..sem dor aparente. Pede comida, quer fazer arte...vem atrás da ração, mas desiste e volta pra caminha.
Será q se eu colocar a arnica na água, ele não irá parar de beber a água tb?!
Essa veterinária já tratou da Pantufa, qd teve cistite. Mas ela não faz desgaste dos dentes.
A Peteca, qd precisou do desgaste, a levei em um veterinário que indicaram aqui no Fórum. Ele eh especialista em odontologia e em animais silvestre. Sei q perdi a Peteca pq realmente ela já estava fraca e não resistiu todo o tratamento. Mas fiquei em dúvida, pq ele visualizou a boca puxando ela pelo pescoço (na parte de trás) e já disse q precisava dos desgaste dos dentinhos do fundo tb (pq os da frente já estavam quebrados), não confirmou com raio x. 
Por isso, não sei se o levo nesse veterinário..ou se tento na Odontovet q ainda não conheço, ou se aguardo uns dias para ver se ele melhora depois da consulta de ontem..... O meu medo eh ele piorar se esperar, ou se ele piora se mexer algo q não precise no momento. :/
Pingo e cia
Pingo e cia

Mensagens : 107
Data de inscrição : 23/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por stephenkall Seg 29 Dez - 4:22

Oi Tatiana! Magina, não precisa agradecer! Sei como é essa vida de pai/mãe preocupado! ;)

Bem, o Pongo adorou o gosto da arnica, então ele bebia sozinho. (Sabe como é, né? Homeopatia geralmente são bolinhas de açúcar!)
Mas até pra você controlar e certificar que ele tomou tudo mesmo, acho melhor dar a água com seringa ao longo do dia!

Esse sintoma de parecer que a comida "enrosca" é típico de dentinho sim. O Pongo estava assim também quando comia ração. Se ele tá ativo e querendo comer, deve estar aparecendo alguma má oclusão que atrapalha a mastigação mas que ainda não machuca a ponto de tirar a fome, aí ele desiste de comer porque cansa e não porque dói.

Por essas e outras, eu acho que a última opção que você deveria ter é esperar. Não tive muita experiência com porquinhos (só tive dois até hoje, o Abu e o Pongo). Nas duas situações que me deram trabalho, "esperar" só os fez piorar. Sabe como é, né? Eles são bichinhos sensíveis, mas como são presas na natureza, não costumam transparecer que estão debilitados. Quando você realmente percebe que tem algo errado é porque ele já não está mais conseguindo esconder, então as chances de piorar são bem maiores que as chances de melhorar. Mas fique tranquila! Seu Pudim ainda está gordinho, se você começar a tratar dele nessas condições, provavelmente não vai acontecer nada de mau.
Na sua situação, acredito que eu levaria na OdontoVet por dois motivos - primeiro porque você não está confiante de levar no outro vet, depois porque geralmente a OdontoVet confirma se há problemas através do RX, mesmo que já tenha visto no exame visual!

Quanto à papinha, no começo o Pongo não deixava eu dar muito. Demorou até que eu conseguisse alimentar ele corretamente. Algumas coisas ajudaram, como mudar as posições que eu dava a papinha pra ele até achar a que ele ficava mais confortável, enrolar ele numa toalha pra ele não se mexer muito, conversar com ele, alternar a seringa de papinha e de água com arnica pra comida não ficar difícil de mastigar, mas pra ele o grande divisor de águas foi quando eu adicionei um pouco de papinha para bebês da Nestlé (de maçã, de pêra ou de frutas sortidas). Acho que a textura muda bastante (para de enroscar um pouco) e o sabor deve ficar mais agradável, porque era nítido que eu nem precisava mais segurar a cabeça dele pra alimentar! De qualquer forma, a forma mais tranquila de dar papinha pra ele foi colocando ele enrolado numa toalha, na transversal do meu colo com a cabeça pro meu lado direito. Eu segurava a cabeça dele com o polegar e o dedo médio pressionando levemente a mandíbula pelas laterais, e o indicador segurando o nariz dele pra ele não se mexer. Após dar meia seringa de 1mL, eu deixava ele mastigar um pouco e pegava a água com arnica pra ajudar, e continuava o processo assim!

Enfim, continua cuidando dessa criança aí que já já ele melhora e tá pronto pra outra! O Pongo estaria novo em folha se não tivesse começado a se coçar e não tivesse se machucado! XD
stephenkall
stephenkall

Mensagens : 72
Data de inscrição : 31/05/2011
Idade : 38
Localização : São Carlos - SP

http://www.cnpdia.embrapa.br/labimagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por Pingo e cia Seg 29 Dez - 14:48

Olha...estou bem desesperada!!!!
Não sei o q fazer...
Pudim está piorando a cada dia q passa, continua perdendo peso..já está começando a recusar algumas vezes q ofereço algum vegetal. Tenho forçado a papinha, o q está estressando bastante ele...mas preciso continuar, pq ele já nem chega mais perto do pote de ração. :/
Hj, liguei em todos os lugares q conheço q fazem desgastes...TODOS estão em recesso!!! Só voltam dia 05/01!!!! Muito tempo pra ele aguardar até lá....
Amanhã vou levá-lo no retorno na veterinária urgente e ver o q ela me diz,  e se indica algum veterinário aqui em SP q faça o desgaste e q esteja trabalhando nessa semana tb.
Agora estou alimentando ele de madrugada,pq ele nem tenta mais comer a ração...da uma dó...
Estou muito preocupada e triste...ele não podia ficar ruim justo nessa fase do ano né?! Não sei nem o q fazer e nem pra onde correr...
Qd vc alimentou o Pongo com a papinha, qtas seringas vc dava por vez?? De qts ml?? 
De qts em qts Hs vc dava a papinha??
Ele não comia nada tb?? Ou tentava comer algo??
Pudim ainda tenta beliscar alguma verdura, uma vez ou outra...e a única coisa q aceitou hj foi pepino....
Pingo e cia
Pingo e cia

Mensagens : 107
Data de inscrição : 23/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por stephenkall Seg 29 Dez - 15:45

Oi!!

É, essa época é difícil. Mas fique tranquila, o Pongo ficou "ruim" por quase dois meses - dos quais um mês inteiro passou à base apenas de papinha. Como eu disse, o Pudim é gordinho, com o cuidado certo ele aguenta!

Então, essa fase de alimentação ostensiva foi barra pra mim. Eu trabalho em indústria com jornada de mais de 9h por dia. Eu dava meus pulos pra fazer um horário de almoço maior, chegar mais tarde e sair mais cedo, mas alimentava ele de 3 em 3 horas quando estava em casa e de 6 em 6 durante o dia de trabalho. Isso quer dizer que eu dava papinha às 6:30 da manhã, às 12:30, às 18:30, 21:30, 0:30, 3:30 e assim por diante. Em geral eu tentava distribuir pelo menos 60ml de papinha ao longo destas refeições, o que dava uma seringa inteira de 10ml por refeição. Tinha algumas que ele comia menos, tinha algumas que ele comia um pouco mais (tipo a das 12:30 e das 18:30, porque ele estava de estômago vazio). As medicações eu sempre fiz depois de dar toda a papinha do horário.

Na época ele pedia comida, mas tentava pegar e não conseguia, parecia que sentia dor só de abrir a boca. Nem folha, nem feno, nem pepino, nem nada. Conforme foi melhorando, começou a comer só as sementes e a parte molinha do pepino. Hoje só não come a casca mais grossa porque é preguiçoso, mas tá mandando ver na cenoura!

Vale lembrar que apesar de eu dar uma seringa de 10ml por refeição, eu utilizava uma seringa de 1ml com o bico cortado e lixado pra de fato inserir a papinha na boca dele, porque a de 10 é muito grossa e pode machucar o lábio. Nesse esquema: [url=http://panqueca.webnode.com.br/guia-de-saude/alimentando seu porquinho %C3%A0 m%C3%A3o/]http://panqueca.webnode.com.br/guia-de-saude/alimentando%20seu%20porquinho%20%C3%A0%20m%C3%A3o/[/url]
stephenkall
stephenkall

Mensagens : 72
Data de inscrição : 31/05/2011
Idade : 38
Localização : São Carlos - SP

http://www.cnpdia.embrapa.br/labimagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por Pingo e cia Seg 29 Dez - 16:26

Nossa, Pongo eh muito forte!!! Q bom!!!
Eu estou desesperada, pq o Pingo e a Peteca ficaram somente uma ou duas semanas com probleminha e já se foram...por isso, pra mim, cada dia está sendo muito preocupante.
Sobre o vídeo, não consegui visualizar nesse site q vc passou, mas se for da Panqueca, eu aprendi por lá tb no youtube.
Qt a papinha, vc está me ajudando muito!!! Eu estava dando pouco pra ele então...estava dando 4 seringas de 1ml. ( e na maior briga...ele "cospe" toda a papinha...) :/
Mas como ele algumas vezes belisca verdura e está comendo algumas coisas como tomate, maçã e pepino...vou intercalando com a papinha.
Com os horários q vc me passou, vou ter uma noção maior agora e ficar mais segura pq Pongo reagiu muito bem com seu tratamento.
Sobre a parte molinha do pepino, eh isso mesmo!! Ele tenta comer mais essa parte agora..mas mesmo assim, ainda come um pouco da casca tb. Mas jilo, por exemplo, ele comia até a casca...hj ele só belisca o miolo.
Espero q ele fique forte até semana q vem, pra conseguir se recuperar da cirurgia dos dentinhos. Esse, está sendo o meu maior medo.
Só faz 39 dias q eu perdi a Peteca....
Pingo e cia
Pingo e cia

Mensagens : 107
Data de inscrição : 23/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por stephenkall Ter 30 Dez - 9:06

É, se não houver infecções ou viroses ou agentes externos, a única coisa que mantém seu pig saudável nessas horas é a alimentação! Mantenha isso rigorosamente que aos poucos ele vai melhorando!

O vídeo tá fora mesmo, mas mandei o link pra você ver a seringa de 1ml cortada (a mesma do vídeo do youtube da Panqueca).

Então, como ele tá comendo um pouquinho de comida sólida, talvez esteja mesmo de barriga cheia com menos papinha. Mas acho que o ideal é você pesar ele e ver se está mantendo o peso. Se começar a diminuir, aumente a papinha. O Pongo cospia quando eu colocava papinha demais, aí comecei a colocar um pouco mais no fundo da boca dele e um pouco menos papinha de cada vez, e começou a dar certo. Às vezes é a posição que você está segurando! 

Quanto aos horários, essa era uma referência que eu tinha. Tem gente que fala pra dar de hora em hora, mas não rolava dar papinha de hora em hora de madrugada, muito menos ao longo do dia. Nos finais de semana que eu tava com ele, eu tentava dar um pouco mais durante o dia. Enfim, não são horários entalhados em pedra, mas dá pra meio que "calibrar". O importante é conseguir acompanhar o quanto ele tá comendo e o quanto ele tá perdendo de peso. Nos últimos dias do tratamento com papinha, o Pongo tava comendo mais ou menos isso que você falou, umas 4 ou 5 seringas de 1ml por alimentação, a cada 3 ou 4 horas. Mas notei que ele tava mantendo o peso e tava voltando a comer o pepino, as folhas e o feno devagarinho.

Sei que faz pouco tempo que perdeu seus bichinhos... No meu caso, fazia 2 anos que o Abu tinha morrido quando o Pongo começou a ficar doente... Mas é justamente por não querer passar por isso de novo que eu me dediquei a dormir mal e dar o sangue no trabalho mesmo estando caindo de sono pra tratar o Pongo da melhor forma que eu podia (e minha esposa não consegue dar comida pra ele, então era só eu que fazia absolutamente todas as refeições dele, desde a compra e o preparo da papinha até a alimentação forçada em si).
Curiosamente, uma coisa que percebi é que o Pongo sempre foi muito arisco comigo, fugia toda vez que eu me aproximava do cercado e batia os dentes muito forte quando eu tentava pegá-lo. Depois deste episódio, percebi que ele está absurdamente mais dócil. Deixa pegar no colo, fica até deitado de barriga pra cima!!! Dorme em cima da gente, enfim! Virou outro bichinho (até me lembra um pouco a personalidade do Abu)! Isso é bastante gratificante, e acho que você logo logo vai ver no Pudim um pouquinho do Pingo e da Peteca também, conforme ele for melhorando!

Devo demorar pra responder posts no fórum nos próximos dias, mas olharei sempre que possível!
stephenkall
stephenkall

Mensagens : 72
Data de inscrição : 31/05/2011
Idade : 38
Localização : São Carlos - SP

http://www.cnpdia.embrapa.br/labimagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por Pingo e cia Ter 30 Dez - 18:38

Pudim já está rejeitando as coisas q ainda "beliscava"....
Agora, está vivendo praticante só a base de papinha. Isso me preocupa muito, pq ainda temos 6 dias pela frente...e a forma q está "decaindo" a cada dia, me deixa muito angustiante!! Continua perdendo peso tb...
Ele tem vontade de comer, pede..mas qd dou, ele da a primeira mordida....e qd enrosca no dentinho, não sei se sente muita dor, já desiste na hora. E está sendo assim até com folhas, q ele aceitava por ser bem molinhas.
Por isso, estou insistindo na papinha. Da uma dó, pq imagino doer muito a boquinha qd eu o alimento com a papinha. Os dentinhos devem estar pontudos e machucando a boquinha tb. Eh nítida a carinha de dor dele... :(
Pelo q sei a Odontovet só atende com hora marcada, pra mim, será impossível esperar mais um dia sequer. 
Consegui conversar com o veterinário q fez a cirurgia da Peteca, mas ele está no exterior e pediu para eu continuar com a dipirona. Como eu já estava dando 3 dias de alivium, perguntei se não tinha problema de mudar...pq eu tinha dado somente um dia de dipirona e depois passei a dar o alivium, pq achei q fosse menos "agressivo" essa medicação.
Ele disse q não, q poderia mudar e deveria mudar!! Minha outra preocupação eh ele ficar sendo medicado esse tempo todo ( mais de uma semana), fico com medo de ser muita medicação seguida.
Eu queria te perguntar mais umas coisinhas: qd a veterinária fez os desgastes no Pongo, ela examinou com raio x??
E ela cortou os dentinhos da frente tb ou somente dos fundos?!
O Pongo foi mantendo o peso e engordando pq estava se recuperando da cirurgia né?! 
Eu ia levar o Pudim como retorno na veterinária dele, mas desisti. Preferi esperar o especialista pq a veterinária dele só cortaria os dentinhos da frente..isso não ajudaria no momento, sendo q ele já está com a dor dos dentes do fundo, e ficar com dor nos dois lugares, só iria prejudicar mais. Enfim...pra falar a verdade, não sei mais o q fazer. 
Só peço a Deus q ele possa resistir até segunda. 
Não se preocupe em se ausentar, essa época eh corrida mesmo. Espero q vc e Pongo tenham um feliz ano novo!
Pingo e cia
Pingo e cia

Mensagens : 107
Data de inscrição : 23/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por stephenkall Ter 30 Dez - 19:28

Oi!!

É, eu prefiro realmente não me arriscar a prescrever medicação sem formação pra isso. Acho sim que a dipirona vai ajudar um pouco - mas não se iluda, não irá resolver o problema, e provavelmente mesmo com a dipirona ele não vai voltar a comer - em geral, essas feridas podem ficar inflamadas e dói só de mexer a boquinha, além do que ele está constantemente sendo lembrado que mastigar = dor, então mesmo que a dipirona tire a dor, ele vai demorar um pouco pra voltar ao ritmo dele. Assim sendo, eu se fosse você continuaria tentando dar alguma comidinha, mas estaria tentando garantir 100% da dose diária de nutrientes dele através de papinha. Lembre de aumentar um pouco a dose de vitamina C também, viu?

Vamos às perguntas.
Sim, fiz raio X pro Pongo (tá até na ficha médica dele), mas não fiz o raio X odontológico, apenas o raio X normal. O inconveniente é que não dá pra ver muito bem as pontas. Ela conseguiu ver uma só no raio X, mas na cirurgia encontrou outras 4. Mas o RX pode ser bom pra ver se há algum problema ortodôntico ou se existem dentes quebrados.
O vet dele cortou sim os dentes da frente, mas a dentista dele condenou bastante a prática. Disse que não pode cortar os dentes, que isso pode trazer problemas, e que o certo é desgastar os da frente da mesma forma que se faz com os do fundo. Disse inclusive que ao cortar os dentes da frente, causou duas lascas que devo monitorar pra ver se não viram um problema. Mas acho que numa situação de emergência (por exemplo onde os dentes da frente estejam atrapalhando a alimentação), é perfeitamente plausível cortá-los com cuidado.
O Pongo demorou bastante pra fazer a cirurgia. Desde que percebemos que ele estava ruim até o momento que ele fez a cirurgia passaram-se quase dois meses. Mas nesse meio tempo ele perdeu apenas 40g (dos 880 que ele tinha, foi pra 840), porque no primeiro sinal de perda de apetite que ele deu, já substituí 100% da alimentação dele por papinha, dando de 40 a 60ml por dia, e ele acostumou com a papinha relativamente rápido. Na recuperação da cirurgia, o trabalho foi o inverso: reacostumar ele com comida sólida em vez de papinha. Pra ajudar, ele ainda ganhou aquele abajour na cabeça de brinde, o que dificultava ainda mais a locomoção e comer comida do potinho. Mas aos poucos fui vendo que ele estava se esforçando pra pegar a ração e fui diminuindo a papinha pra ver se ele comia mais. Deu certo!

Minha sugestão é: Continue ligando em vets diferentes, ligue na Dra. Daniele que passei o número e pergunte se ela tem contatos em São Paulo que possam ajudar. Olhe sua caixa de mensagens privadas que vou deixar uma mensagem com um outro contato que talvez possa ajudar. No mais, soca papinha nessa criança, mesmo que ele esperneie e faça birra tem que comer!!

Boas festas pra vocês!
stephenkall
stephenkall

Mensagens : 72
Data de inscrição : 31/05/2011
Idade : 38
Localização : São Carlos - SP

http://www.cnpdia.embrapa.br/labimagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por Pingo e cia Qui 8 Jan - 17:33

Está sendo medicado sim!! 
Mesmo assim, eh visível a dor dele...e sei q não se alimenta sozinho justamente por causa da dor causada pela ferida.
A minha maior preocupação, eh q ele esteja perdendo peso por não aceitar a papinha com facilidade. Está sendo bem difícil forçar a alimentação.
Hj, 3 dias após a cirurgia, o vi pela primeira vez comer almeirão! Mas ainda não come mais nada além disso..nem ração...nem outros vegetais...
Pingo e cia
Pingo e cia

Mensagens : 107
Data de inscrição : 23/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia) Empty Re: Ficha médica - Pudim (Pingo e Cia)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos