Porquinhos da Índia - Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Ficha médica: Jujuba
por Epsoares Ter 21 Jun - 8:21

» Dificuldade para andar
por Laura Qui 2 Set - 21:57

» Porquinho chorando para urinar
por Aline Medeiros Qua 16 Set - 10:07

» Ajuda urgente
por Thayana Dom 30 Ago - 15:32

» Porquinho não come ração NuTrópica
por Lucca Dias Ter 25 Ago - 17:49

» IVERMECTINA 1% - Perguntas e comentários
por Bianca.gn Qui 13 Ago - 9:04

» Me ajudem por favor
por aninhafh Sáb 8 Ago - 0:01

» Micose?
por Japa93 Qui 30 Jul - 10:13

» Ficha médica do Stitch - porquinho do Giovani
por giovanicruzara Seg 20 Jul - 23:27

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6353 usuários registrados
O último membro registrado é larissalopesjw

Os nossos membros postaram um total de 38700 mensagens em 2079 assuntos

Ficha médica do Bidu

3 participantes

Ir para baixo

Ficha médica do Bidu Empty Ficha médica do Bidu

Mensagem por Jamile Gomes Qui 9 Abr - 21:39

Oi eu me chamo Jamile, moro em Salvador sou a humana do Bidu, que infelizmente virou uma estrelinha do dia 1º de abril desde ano. Ele tinha  quase 4 anos e foi um porquinho feliz, tinha seu cercado, feno, ração e suas verduras favoritas eram jiló, pimentão e cenoura. Comia como petisco a maioria das frutas sempre que me via comendo também.
 
Ele sempre comeu a ração Pet Valle e de um mês aproximadamente misturei um pouco da Nutricobaia à ração para fazer a transição, não sei se isso tem alguma ligação com um cisto sub-cutâneo rígido e móvel que surgiu na parte inferior esquerda do seu pescoço. Percebi que ele começou a emagrecer mas achei que fosse pela alteração da ração mesmo, até porque, ele continuava comendo e agindo normalmente.
 
Nas últimas semanas, como ele não gostava muito de ficar no colo e eu estava mesmo sem tempo para carregar ele, eu colocava as mãos em forma de concha ao redor dele e o tirava do cercado, ficava fazendo as coisas de casa com ele me seguindo, ele comia, brincava, fazia exercícios e eu o colocava de volta no cercado.
 
Eis que eu resolvi me deitar no chão no mesmo nível dele e reparei que havia um nódulo no pescoço, de início eu achei que ele tinha engolido uma gude, mas aí me lembrei que eu não tinha gude e nem muito menos ele poderia engolir algo daquele tamanho, manuseei ele não demonstrou incômodo. Resolvi alterar sua alimentação acreditando ser coisas da ração. Ficou no feno, água, verdura e fruta. Em 3 dias não reduziu, até aumentou.
 
Resolvi sair de porta em porta dos veterinários para ver se algum o atendia, encontrei uma clínica com uma veterinária bem novinha que foi muito honesta, sincera e educada em me dizer que não poderia fazer nada pois ela não tinha experiência com exóticos e silvestres, mas que eu marcasse lá mesmo na clínica com um veterinário parceiro que agendaria uma data de acordo com a disponibilidade dele. Bem, eu não tinha esse tempo.
 
Passaram alguns dias e eu na esperança de que ele melhorasse, mas apesar de aparentar estar normal os olhinhos não eram mais os mesmos. Até que consegui acertar na busca por veterinários e caí aqui no fórum, uma das Clínicas está com o número incompleto, a outra eu consegui anotar. Como já era tarde, pesquisei no dia seguinte nas primeiras horas da manhã o número da clínica que estava incompleto e estava desativado. Fiz o percurso pelo mapa do Google mas o medo de outra porta na cara não me deixou ir.
 
Liguei para a outra e atendeu. Recepcionista super educada, respondeu minhas perguntas sobre UTI, internamento, etc. Saí do trabalho, fui para casa peguei o Bidu e fomos. Caixa de transporte, sacolinha, água, ração para emergências e um pimentão que ele comeu metade do trajeto.
 
A partir daqui, eu nem sei em qual categoria adicionar esse post pois além de descrição do meu filhote, este também é um alerta.
 
Clinica bonita, bem arrumada, variedade de produtos e serviços, cães de raça.
 
 A veterinária perguntou o que ele tinha, eu respondi “um cisto” (que nesse momento de uma bola de gude tinha aumentado 3x mais, já era um limão em poucos dias) ela me fez poucas perguntas eu que falava feito uma louca. Enquanto ela olhava para a tela do computador e digitava algo que não parecia ter ligação com as minhas descrições. Sempre deixando claro a importância dele na minha vida, até me emocionei.
 
Ela fez o exame clínico corretamente, como eu fazia com ele desde sempre, exceto a parte dos dentes internos que eu nunca consegui ver e ela me garantiu estarem perfeitos. Senti segurança por ela saber manusear o porquinho.
 
Manuseou um nódulo cristalizado, muito rígido que cresceu muito em poucos dias, esboçou que faria uma ultrassom e um raio-X e que faria um exame de citologia. Me preocupei, como vai furar um bichinho tão pequeno e inquieto, falou sobre um cheirinho que deixaria ele “molinho”.
 
Pediu que eu o segurasse, eu o abracei e beijei, foi o nosso Adeus. Eis que aparece a ajudante com um algodão enorme encharcado, dentro de uma “máscara” que parecia uma garrafa pet cortada com a cabeça dele dentro disso tudo, passeando pela sala e embalando ele como se fosse um bebê. De 3 a 5 minutos e nada, ele resistiu de todas as formas, como se estivesse pressentindo, ela resolveu colocar ele na maca gelada de metal até que ele fez xixi, deu um gritinho e desmaiou.
 
Imediatamente ela introduziu a agulha no agora tumor pelo tamanho, percebi que ele piscava e falei que ele estava acordado ao que ela me disse que era assim mesmo. E com movimentos de quem enche um balão com uma bomba percebeu que a agulha era fina demais, pediu outra que parecia mais um canudo e com os mesmos movimentos o perfurou mas 2x que eu tive coragem de olhar, pedi que parasse ela continuou. Não saiu nada, apenas sangue da própria perfuração.
 
Enquanto ela lavava o sangue das suas mãos percebi que a respiração dele estava baixa, só aí tiveram a ideia de colocá-lo no oxigênio. Uma trapalhada de abre e fecha válvula, na mesma “máscara” que ministraram o sedativo. Foi auscultar ele e percebeu que os batimentos estavam sumindo e foi procurar na gaveta, o que seria segundo ela “a solução”. Carregaram ele como um saco de batata e saíram correndo para “o centro cirúrgico” me tiraram aos prantos da sala para a recepção.
 
Ao que ela volta e me diz: “Não deu!” EU QUERIA MORRER ALI, NAQUELE MOMENTO.
Eu dei um escândalo, e corri para o consultório não dava para acreditar, ele não parecia morto, pelo contrário, parecia saudável. Parecia mentira. Parecia.
 
A preocupação da veterinária era fechar as portas para que ninguém ouvisse. E em meio a minha dor falou que injetou 2 doses de adrenalina direto com coração dele e me ofereceu uma necropsia ($$$) para saber o “motivo” da morte dele. Como se todos ali dentro não soubessem. Perguntei o que ele tinha, qual o motivo da morte com um gesto de desdém ela me respondeu “não faço a mínima ideia, não tem como saber.” E insistiu mais 3x durante o meu Adeus, para que fosse feita a necropsia.
 
Toquei no seu focinho pela última vez, paguei a consulta e ouvi que ela “fez o favor de dar um desconto do descarte dos materiais.” Saí de lá com a caixa de transporte mais pesada do mundo, para chorar durante 2 dias ininterruptamente e não há um só dia em que eu não o ouça dentro de casa e não procure um cantinho para chorar em silêncio.
 
Ainda não sei e provavelmente não saberei se foi nódulo, cisto ou tumor. Mas sei que não se faz punção aspirativa quando eles são cristalizados e rígidos, e sem antes fazer um exame de imagem para que não se atire no escuro e ceife uma vida como foi retirado de mim o meu Bidu.
 
Li um artigo sobre “anestesia em roedores” e percebi que TUDO que aconteceu naquela tarde foi ministrado de maneira errada, inclusive a minha escolha. E essa sensação de tê-lo levado para o abate é a pior de todas. Culpa, saudade, medo...
 
Não quero tirar o pão da mesa de ninguém, não quero que a clínica feche. Mas também não quero que outros bichinhos morram como foi sofrida a morte do meu filhote, por falta de humildade da veterinária que mesmo sem conhecer o caso, não teve humanidade em me dizer que não conhecia tinha experiência, como a primeira veterinária da clínica lá de cima que citei. Eu teria ido embora em busca de outro profissional que fosse capacitado para tal. Espero de coração que depois dessa experiência que ela fez, tenha buscado os livros para não cometer outros erros como esse.
 

Desculpem-me um relato tão grande, mas foi um desabafo. E obrigada a quem teve paciência para ler completamente. Caso a moderação ache conveniente, eu informo o nome da Clínica e da veterinária, para que não haja mais indicação dela aqui no fórum.
Jamile Gomes
Jamile Gomes

Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica do Bidu Empty Re: Ficha médica do Bidu

Mensagem por Isabela Luccas Sex 10 Abr - 12:55

Cara, chorei horrores aqui. Sinto muitíssimo, pela descriçao, me pareceu um tumor. Mas também poderia ser um abcesso, só que daria pra saber só com um exame de coletavdo material de dentro (da até pra saber se é maligno). Só dai da pra fazer cirurgia ou não :/ Informe sim a clinica, pra ja retirarmos ela da lista.
Isabela Luccas
Isabela Luccas
Moderador

Mensagens : 1907
Data de inscrição : 24/09/2012
Idade : 28
Localização : Rio Claro SP

https://www.facebook.com/groups/disneypig/

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica do Bidu Empty Re: Ficha médica do Bidu

Mensagem por Jamile Gomes Sex 10 Abr - 13:49

Obrigada pela consideração Isabela. Pelo que eu vi e li, era um linfoma, um tumor maligno, pois cresceu muito rápido e era sólido. Na tortura que ele sofreu, mesmo com a agulha mais grossa, não saiu nenhum tipo de secreção. Só saía ar e ela injetava mais ar dentro dele.


Ela poderia ter feito sim a punção, mas na primeira tentativa frustrada de retirar material, encaminhá-lo a um exame de imagem para dar entrada na cirurgia. Não perfurá-lo tantas vezes, fico imaginando se fosse um hamster.


Eu passei toda a vida dele, achando que ele iria morrer se faltasse feno por uma semana, se comesse ração demais, se tomasse um raio de sol, se tomasse uma brisa, se tentasse entrar na geladeira enquanto eu pegava as verduras, não deixava ir no colo de outras pessoas etc. E no único momento em que eu senti segurança, que faria a coisa certa, ele se foi, pelas mãos de quem deveria ter o intuito de curá-lo.


Sinceramente Isabela, por desconfiar de câncer, eu sabia que existia a possibilidade dele não sobreviver, mas achei que eu voltaria para casa, ele tomaria remédios e aconteceria. Faria de tudo para que ele se curasse, mas não seria egoísta ao ponto de não deixá-lo ir em meio ao sofrimento. Mas a forma como ele foi morto que não sai da minha cabeça.


A clínica foi essa, não quero permitir que outros porquinhos baianos tenham um triste fim:
Em: 

veterinarios-especializados-e-recomendados




Lauro de Freitas

Dr. Zoo e Cia
Av. praia de Pajussara, Q-B9, L-24
Villas do Atlantico Próximo a terceira portaria
Jamile Gomes
Jamile Gomes

Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica do Bidu Empty Re: Ficha médica do Bidu

Mensagem por Isabela Luccas Sex 10 Abr - 13:55

Minha hamster faleceu de tumor, mas foi pq ela ja era idosinha e não chegou a tempo. Sinto muito mesmo. Infelizmente a genética desses animais é péssima. A ultima pig minha que se foi, estava com o intestino todo entupido e nem com remédio consegui recuperar. Hoje, decidi que prefiro pagar caro num caviário bom, do que pagar 10~30 reais num com genética cheia de problemas. Hoje tenho 6 meninas já.
Isabela Luccas
Isabela Luccas
Moderador

Mensagens : 1907
Data de inscrição : 24/09/2012
Idade : 28
Localização : Rio Claro SP

https://www.facebook.com/groups/disneypig/

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica do Bidu Empty Re: Ficha médica do Bidu

Mensagem por Jamile Gomes Sex 10 Abr - 19:06

Eu tive os doze reais mais bem gastos da minha vida. Ele nunca deu um espirro sem um motivo. Pisou de mal jeito uma vez, mancou por 3 dias e só. Aí vem essa doença maldita. Eu tinha planejado mais uns 4 anos para ele, deveria ter esperado os 12 KG de feno, os 2 KG de ração e os 20 jilos da geladeira terminarem, pelo menos. Foi cedo demais.
Jamile Gomes
Jamile Gomes

Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica do Bidu Empty Re: Ficha médica do Bidu

Mensagem por Isabela Luccas Sex 10 Abr - 19:16

Pois é, mas esse tipo de doença... É genética. Paguei 150 na minha última e 350 em outra. Mas é complicado.... eu parei de olhar o valor e comecei a olhar a genética.
Isabela Luccas
Isabela Luccas
Moderador

Mensagens : 1907
Data de inscrição : 24/09/2012
Idade : 28
Localização : Rio Claro SP

https://www.facebook.com/groups/disneypig/

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica do Bidu Empty Re: Ficha médica do Bidu

Mensagem por Jamile Gomes Sex 10 Abr - 19:18

Nossa 6 porquinhas.
Não dou conta. Ele era filho único, mimado, cheio de vontadeS que induzia todo mundo a dar carinho e comida. Tinha dias que ele tomava café da manhã 3 vezes eu dava as 5h, meu pai as 7h e minha mãe as 10h ele dava um verdadeiro escândalo, imagine 6. Meio Dia em ponto ele pedia o almoço. Sempre foi muito agitado, acho que fêmeas são mais tranquilas.
Jamile Gomes
Jamile Gomes

Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica do Bidu Empty Re: Ficha médica do Bidu

Mensagem por Isabela Luccas Sex 10 Abr - 19:22

Mais tranquilas nada kkk em epoca de cio... sai de perto! Kkk elas sao pontuais e pedem tudo kkk elas ficam no quarto no fundo de casa... la da frente de casa ce escuta o coral. Sao umas gostosas kk

Ficha médica do Bidu 1e5dzr
Isabela Luccas
Isabela Luccas
Moderador

Mensagens : 1907
Data de inscrição : 24/09/2012
Idade : 28
Localização : Rio Claro SP

https://www.facebook.com/groups/disneypig/

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica do Bidu Empty Re: Ficha médica do Bidu

Mensagem por Jamile Gomes Sex 10 Abr - 19:29

deve ser muito bom isso. Ainda não sinto saudade pq ou eu estou ficando louca ou meu subconsciente me faz ouvir os cuis dele durante o dia, naquelas horas que é certeza que ele iria chamar. A saudade mesmo é quando vou até o cercado e ele não está, é, ainda não consegui desmontar.
Jamile Gomes
Jamile Gomes

Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica do Bidu Empty Re: Ficha médica do Bidu

Mensagem por Isabela Luccas Sex 10 Abr - 19:42

Eu imagino, eles fazem muita falta. Engraçado que o pessoal tem mt preconceito só pq é roedor. É a amizade mais pura que eu tenho e ao longo desses anos, já perdi 3 meninas. As vezes sinto até o cheirinho delas. Fica as boas lembranças e a saudade mesmo... As minhas tbm se foram jovens. Bem antes do que eu esperava.
Isabela Luccas
Isabela Luccas
Moderador

Mensagens : 1907
Data de inscrição : 24/09/2012
Idade : 28
Localização : Rio Claro SP

https://www.facebook.com/groups/disneypig/

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica do Bidu Empty Re: Ficha médica do Bidu

Mensagem por Diego titon Seg 13 Abr - 0:15

Desculpem por me intrometer mas nao pude deixar de me comover com a situaçao e gostaria de oferecer meus sentimentos, nao deve ser nada facil perder um amigo desses, meus parentes vivem falando que o Hantaro esta no ponto para vurar churrasco, por fora do um sorrisinho amarelo mas por dentro morro de raiva, cada cui diferente que eLe da corro para ver oque esta acobtecendo e nossa, nao sei oque faria no teu lugar, mas nao sairia de dentro da clinica se nao foce a força. Aqui onde moro nao consegui achar alguem que entenda sobre eles, a maioria me indica coisa errada e geralmente me atiro no google, agora venho direto aqui no forum... me desculpem novamente e lamento muitissimo pelo Bidu.

Diego titon

Mensagens : 50
Data de inscrição : 20/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica do Bidu Empty Re: Ficha médica do Bidu

Mensagem por Jamile Gomes Qua 15 Abr - 20:26

Não tenho do que te desculpar Diego. Fico grata pela consideração.
Existem veterinários muito bons que zelam e prezam pela vida dos animais, mas infelizmente como em toda profissão, existem aqueles que só visam o lucro. Eu e o Bidu tivemos o azar de topar com um desses.

Mas curta muito todos os momentos do Hantaro e ignore a opinião dos seus parentes, por aqui também tinham os que diziam isso.
Ainda tiveram a indelicadeza de dizer que pague caro na consulta, e que eles teriam feito o churrasco de graça.

Mas em fim, não estamos no coração das pessoas e devemos ignorar certas atitudes.
Jamile Gomes
Jamile Gomes

Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica do Bidu Empty Re: Ficha médica do Bidu

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos