Porquinhos da Índia - Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Ficha médica: Jujuba
por Epsoares Ter 21 Jun - 8:21

» Dificuldade para andar
por Laura Qui 2 Set - 21:57

» Porquinho chorando para urinar
por Aline Medeiros Qua 16 Set - 10:07

» Ajuda urgente
por Thayana Dom 30 Ago - 15:32

» Porquinho não come ração NuTrópica
por Lucca Dias Ter 25 Ago - 17:49

» IVERMECTINA 1% - Perguntas e comentários
por Bianca.gn Qui 13 Ago - 9:04

» Me ajudem por favor
por aninhafh Sáb 8 Ago - 0:01

» Micose?
por Japa93 Qui 30 Jul - 10:13

» Ficha médica do Stitch - porquinho do Giovani
por giovanicruzara Seg 20 Jul - 23:27

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6353 usuários registrados
O último membro registrado é larissalopesjw

Os nossos membros postaram um total de 38700 mensagens em 2079 assuntos

Ficha médica do Stitch - porquinho do Giovani

Ir para baixo

Ficha médica do Stitch - porquinho do Giovani Empty Ficha médica do Stitch - porquinho do Giovani

Mensagem por giovanicruzara Seg 20 Jul - 23:27

Pessoal, boa noite para vocês.
Consegui recuperar o acesso a minha conta e vou deixar aqui a ficha médica do meu porquinho, que já se foi faz um bom tempo (em janeiro de 2016). E espero que o que ocorreu com ele e possa servir de ensinamento e ajudem vocês que eventualmente passem por alguma situação parecida.

Nome: Stitch
Pelo: Curto
Sexo: Macho
Nascimento: Maio de 2012
Óbito: Janeiro de 2016
Causa: Complicações por uma infecção na gengiva que acaou se espalhando (mais especificamente na proximidade dos 16 dentes localizados na parte mais interna da boca).

Stitch foi dado de presente para mim pela minha namorada em 2012. Como era meu primeiro porquinho eu estudei muito sobre esses animais para dar o melhor cenário possível para ele viver. 
Ele tinha um cercado bem grande, cerca de 200x180CM de tamanho. O chão era de madeira, coberto com toalhas e por cima com panos Soft para absorver a urina e não deixar nada molhado. Eu limpava o cercado todos os dias e trocava tudo dele 2x por semana.
Ele tinha duas casinhas, bebedoro daquele tipo de chinchila, eu cortava as unhas dele constantemente, e ele tinha uma dieta mais balanceada do que a minha que sou rato de academia. Eu dividia a dieta entre folhas, legumes, feno, etc. Eu calculava tudo o que ele comida, pesava ele a cada 3 dias, anotava as variações de peso, dava banho em um padrão bem regular para porquinho de pelo curto, limpava ele toda semana. E, claro dava toda a atenção que podia para ele.
Desenvolvemos uma amizade bem grande, e até consegui ensinar ele a ficar de pé, dar a patinha e girar.

Ele tinha um porte bem grande, media mais que 30 CM de comprimento, se alimentava super bem e até Dez de 2015 não apresentou nenhum problema de saúde.
Ficha médica do Stitch - porquinho do Giovani Img_2010


Bem no final de Dez de 2015 (após o natal e antes do ano novo), ele começou a comer menos, bem menos que o normal, e logo me gerou um alerta. Em poucos dias ele começou a não querer comer muito mais do que alguns pedaços de folha ou legumes por dia. Também notei que a quantia de água que ele tomava diminuiu. 
Comecei a ter que alimenta-lo com papinhas,  colocadas diretamente com seringa na boca dele. Ele no começo estranhou mas parecia estar com muita fome e sempre pedia mais.

Marquei uma consulta médica já para o dia 2 de Janeiro, (a unica clinica especializada que atendia esse tipo de animal na minha cidade estava fechada para o fim de ano). Mas mesmo assim levei ele bem de pronto na clinica. Ele começou a parar de comer no dia 28/29 e dia 2 já levei ele.
De pronto foi visto que ele estava com um problema nos dentes que ficam na parte interna da boca. O que foi passado pelo veterinário: Stitch apresentou um quadro de crescimento excessivo dos dentes da parte interna da boca, impossibilitando que ele mastigasse o alimento. 
Foi agendada uma cirurgia para realizar o desgaste dos dentes no dia 6 de janeiro e ele poder voltar a comer. E ele voltou comigo para casa. A orientação foi continuar a alimenta-lo com as papinhas via seringa até a cirurgia para mante-lo forte e saudável.
Dois dias depois ele piorou, não tomava mais água e não queria mais papinha nem na seringa. Voltei ao veterinário no dia 4 de janeiro, e foi constatado que ele estava com um quadro de infecção bem grande na gengiva (os dentes haviam perfurado e infeccionado a gengiva dele, fazendo ele sentir dor, não querer comer). Recomendaram internação dele, que aceitei de imediato.
E ali foi quando vi ele vivo pela última vez. Infelizmente não foi possível salva-lo e Stitch faleceu na madrugada do dia 5 para o dia 6 (dia que realizaria a cirurgia) em decorrência da infecção ter se espalhado e ele estar extremamente fraco por não conseguir se alimentar direito.

A internação dele não saiu barata, entre consultas, exames e remédios foram mais de 600 reais, que não me importo de ter pago. Eu pagaria muito mais se fosse necessário para tentar salva-lo. 

O que quero dizer para vocês: O seu porquinho é extremamente frágil. O Stitch foi de um porquinho saudável em 1 semana para um porquinho que emagreceu absurdamente pouco tempo depois de ter parado de comer, vindo a falecer logo em seguida.
Fiquem atentos a todos os sinais que eles derem, e não exitem em procurar ajuda especializada caso suspeite de algo grave. Cuide bem dele. E, é claro, aproveite o tempo com ele. A vida deles é super curta quando comparada com a nossa, e o laço que se cria com eles é algo que desejaríamos levar para a vida toda.
Boa noite.
Ficha médica do Stitch - porquinho do Giovani Wp_20110

Ficha médica do Stitch - porquinho do Giovani Img_2011
giovanicruzara
giovanicruzara

Mensagens : 9
Data de inscrição : 04/06/2012
Idade : 29
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos