Porquinhos da Índia - Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Ficha médica: Jujuba
por Epsoares Ter 21 Jun - 8:21

» Dificuldade para andar
por Laura Qui 2 Set - 21:57

» Porquinho chorando para urinar
por Aline Medeiros Qua 16 Set - 10:07

» Ajuda urgente
por Thayana Dom 30 Ago - 15:32

» Porquinho não come ração NuTrópica
por Lucca Dias Ter 25 Ago - 17:49

» IVERMECTINA 1% - Perguntas e comentários
por Bianca.gn Qui 13 Ago - 9:04

» Me ajudem por favor
por aninhafh Sáb 8 Ago - 0:01

» Micose?
por Japa93 Qui 30 Jul - 10:13

» Ficha médica do Stitch - porquinho do Giovani
por giovanicruzara Seg 20 Jul - 23:27

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6353 usuários registrados
O último membro registrado é larissalopesjw

Os nossos membros postaram um total de 38700 mensagens em 2079 assuntos

Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda

+2
Ernane
Clarinha
6 participantes

Ir para baixo

Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda Empty Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda

Mensagem por Clarinha Seg 29 Nov - 17:03

Olá, meu nome é Karine, sou de Fortaleza e tenho 2 porquinhas lindas.
A Lindinha é pêlo curto bicolor, tem uns 35 dias e me parece bem saudável e a Clarinha, abissínia, branca com chocolate, deve ter de 40 a 50 dias, segundo o criador.

A Clarinha está comigo há 10 dias, comprei de um criador não muito cuidadoso. Os porquinhos dele ficam em uma área no seu quintal, todos juntos machos e fêmeas e pelo que pude perceber, sem muita higiene e cuidados. Como queria muito outra porquinha pra ser a companheira da Lindinha, que tava muito sozinha, acabei comprando mesmo assim.

No meio de muitos, escolhi a Clarinha, que é quase toda branquinha com umas manchas chocolate na cabeça e orelhinhas de cores diferentes, uma clara e outra chocolate, ela tem os olhos meio azuis. Fiquei apaixonada por ela, pois além de ser linda, sua cor não é muito comum.

SARNA OU MICOSE:
No dia, percebi que na testa dela, quase entre os olhos, tinha uma área sem pêlos e perguntei ao criador mas ele disse que não era nada, como não tenho muito conhecimento, deixei pra lá. Depois de ler muito sobre eles, descobri que o que ela tem pode ser o início de sarna e já comprei o tetsarnol, aquele da tampa vermelha e amanhã vou comprar o sarnatyl.

PRENHEZ:
Outra surpresa: estou desconfiando que ela tenha vindo prenha pois está com formato de pêra e como machos e fêmeas ficavam todos juntos, é possível. Considerando essa hipótese, temos que ver quais medicamentos ela pode usar, não é?

PODEDERMATITE:
Percebi também que as patinhas estão bem inchadas e pelo que li, acho que deve ser pododermatite. É gente, tudo indica que é isso mesmo pois as patinhas dela estão exatamente como na foto que tem no livro da panqueca, capítulo 9, essa no link abaixo. O inchaço não é só nas patinhas, se estende uns 3cm pros bracinhos. Ontem limpei com gluconato de clorexidine 1% e apliquei o tetmoso spray 5 em 1 pra ver se dá uma aliviada, não sei nem se pode já que ela pode estar prenha.
Que medicamento pode ser usado?
Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda Pododermatite

VITAMINA C E VERMÍFUGO:
Quanto aos cuidados com a saúde, tô dando o redoxon há 4 dias e como não posso dar ainda a ivermectina por elas serem bebês, dei avitrin vermífugo por 3 dias (não sei nem se fez muito efeito pois foram 5 gotas por dia pras duas).

Peço que vocês me ajudem e me orientem. O que devo fazer?
Como descubro se ela tá grávida, se não tenho como fazer uma ultrasom no momento? O que uso nas patinhas, que estão inchadas e inflamadas? Será que o avitrin funciona mesmo ou é fraco? Devo dar banhos com o sarnatyl pois elas são muito novinhas? O spray tem um cheiro bem forte, se ela inalar ou lamber as patinhas não pode fazer mal?

Gente, eu sei que o mais indicado é levar ao veterinário mas o problema é que, no momento não tá dando. Já gastei tanto com elas, cercado, acessórios, ração, vitamina e medicamentos...e agora que elas mais estão precisando do principal, que é a saúde, não estou podendo dar.

Enfim, são muitas as dúvidas. Espero que vocês possam me ajudar!
Um abraço!


Última edição por Clarinha & Dóris em Qua 1 Dez - 15:29, editado 7 vez(es)

Clarinha

Mensagens : 14
Data de inscrição : 27/11/2010
Idade : 43
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda Empty Re: Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda

Mensagem por Ernane Seg 29 Nov - 19:13

tenta postar fotos dela, para que nós possamos ver o que é !
Ernane
Ernane

Mensagens : 30
Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 34
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda Empty Re: Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda

Mensagem por Clarinha Seg 29 Nov - 23:34

Rê, você pode postar aqui aquela foto que tem no seu livro, do porquinho com pododermatite? Assim que você puder, lê a ficha da Clarinha e me dá sua opinião. Fiquei preocupada porque li no seu livro que, se não cuidar, esse problema pode se agravar. O que devo usar? Me ajuda, por favor!

Clarinha

Mensagens : 14
Data de inscrição : 27/11/2010
Idade : 43
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda Empty Re: Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda

Mensagem por Panqueca Ter 30 Nov - 4:43

Vc conseguiria tirar uma foto da patinha? Está só vermelha, ou está inchada e quente? Tem ferimento?

Vou te passar informações da criadora Cidade dos Porquinhos sobre tratamento:
"Se não tiver ferida, for só inchaço é 90% mais fácil... Vc tem que lavar o pezinho 2 vezes ao dia com gliconato de clorexidina (compra em pet shop ou farmácia), e passar uma pomada no local fazendo massagem. Se estiver só inchado pode ser Cataflan. A vitamina C é muito importante na recuperação."

Eu estou indo pro trabalho agora, mais tarde eu entro aqui e escrevo melhor. ;)
Panqueca
Panqueca
Admin

Mensagens : 3976
Data de inscrição : 10/07/2010
Localização : São Paulo - Brasil

http://www.porquinhosdaindia.info

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda Empty Re: Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda

Mensagem por Panqueca Qui 2 Dez - 4:54

Se estiver só assim, inchadinha e vermelha, a clorexidina e a pomada já vão aliviar bem. Faça 2x ao dia, e mantenha ela em piso que não machuque os pezinhos.

No ferimento na cabeça, continue com o tetisarsol, se o cheiro for muito forte, espirre o tetisarsol num algodão ou cotonete e só depois passe no local, isso vai evitar espirrar demais na carinha dela. Se tivesse como ver foto pra ter certeza que é só micose, eu diria pra vc usar pomada de miconazol, não tem cheiro e sara direitinho a micose, eu acho que incomoda menos, mas se tiver sarna junto não resolve.

Quanto ao vermífugo, eu não tenho base da dose dessa medicação pra porquinhos... mas já vi vets prescreverem.

Vc está sendo ótima com ela, com todo cuidado que está dando, tenho certeza de que ela sabe que está sendo cuidada e amada! Smile

Vai dando notícias! E sua outra porquinha, o que achou da companhia? Ou ainda não estão juntas?
Panqueca
Panqueca
Admin

Mensagens : 3976
Data de inscrição : 10/07/2010
Localização : São Paulo - Brasil

http://www.porquinhosdaindia.info

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda Empty Re: Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda

Mensagem por jsl_jana Ter 1 Fev - 18:04

Oi Panqueca, tudo bem?

Lembra da gente, creme de leite e doce de leite? Pois então eu estava lendo o tópico e a minha doce de leite está com as patinha inchadas, isso nunca aconteceu quando estavam na gaiola, mas agora coloquei as duas no cercadinho e as vezes elas a acabam pisando nas fezes... De manha a minha doce de leite estava bem e no siu, correndo atrás da outra. Mas quando cheguei em casa às 19:00 ela estava deitada tentando se levantar com todas as patinhas inchadas, não sei se é o calor, mas me chamou a atenção esse negocio de bactéria... ela anda mas coom dificuldades e esta manhosa soltando resmungo e as patinha e perninhas inchadas, as 4!

A outra está bem, o que deve fazer, por favor?

jsl_jana

Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda Empty Re: Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda

Mensagem por jsl_jana Ter 1 Fev - 18:07

Ela está comendo bem e bebendo agua, mas só que eu dó na boca porque ela só fica deitadinha, tirei ela do cercadinho e a coloquei no edredom com o ventilador ligado... Devo dar vermifogo, e tratar as patinhas limpando e passando cataflan?

Estou preocupada, porque vitamina C elas tomam. De qualquer forma vou aumentar a dose por este dias....

jsl_jana

Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda Empty Re: Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda

Mensagem por Panqueca Ter 1 Fev - 19:33

O que você está usando pra forrar o cercadinho??
Panqueca
Panqueca
Admin

Mensagens : 3976
Data de inscrição : 10/07/2010
Localização : São Paulo - Brasil

http://www.porquinhosdaindia.info

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda Empty Re: Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda

Mensagem por Manuela Sena Qua 2 Fev - 12:05

Clarinha, se for micose como a rê disse realmente a pomada miconzol não funciona, nesses casos o tetisarnol é o mais indicado, quando voce passar dê umas assopradinhas para secar mais rapido, por mais que eles lambam não se preocupe pois não chega ao ponto de intoxicação...

Para voce descobrir se ela está prenhe, tente pegar ela com bastante cuidado, com as dias mãos coloque ela numa posição onde a barriga dela fique na palma da sua mão, se ela estiver com mais ou menos um mês, voce concerteza irá sentir os bebês se mexendo...

Tem outro jeito mas é mais desconfortável para ela, mas bem mais eficaz, voce pega ela, coloca ela deitadinha de barriga pra cima em cima da sua perna e vai sentindo a barriga dela, geralmente a barriguinha de porquinha prenhe é durinha, ai voce pega a sua outra menina que não está prenhe e sinta a diferença.

Aqui eu escuto com o estetoscópio, é mais fácil, mas nem todo mundo tem um em casa Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda 178123
Manuela Sena
Manuela Sena
Membro Junior
Membro Junior

Mensagens : 1125
Data de inscrição : 11/07/2010
Idade : 34
Localização : Manaus- AM

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda Empty Re: Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda

Mensagem por gayagreenpeace Qua 2 Fev - 17:02

http://www.medley.com.br/bula/nitrato_de_miconazol_creme_dermatologico.pdf

http://www.guinealynx.info/fungus.html

Manu,acho que você cometeu um engano,acho que você estava pensando em sarna e escreveu micose no seu post acima! :roll:
gayagreenpeace
gayagreenpeace
Moderador

Mensagens : 216
Data de inscrição : 26/08/2010
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda Empty Re: Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda

Mensagem por Manuela Sena Qui 3 Fev - 9:27

Gayagreenpeace escreveu:Manu,acho que você cometeu um engano,acho que você estava pensando em sarna e escreveu micose no seu post acima!

Panqueca escreveu: Se tivesse como ver foto pra ter certeza que é só micose, eu diria pra vc usar pomada de miconazol, não tem cheiro e sara direitinho a micose, eu acho que incomoda menos, mas se tiver sarna junto não resolve.


por isso comentei sobre a pomada de miconazol, pois se for sarna mesmo a pomada não resolveria, e o tetisarnol usado logo de começo é mais eficaz Very Happy
Manuela Sena
Manuela Sena
Membro Junior
Membro Junior

Mensagens : 1125
Data de inscrição : 11/07/2010
Idade : 34
Localização : Manaus- AM

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda Empty Re: Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda

Mensagem por gayagreenpeace Qui 3 Fev - 21:21

Manuela Sena escreveu:Clarinha, se for micose como a rê disse realmente a pomada miconzol não funciona, nesses casos o tetisarnol é o mais indicado
Foi essa frase que me deixou intrigada,achei que você estava pensando na palavra sarna e acabou digitando micose por engano 🐰
gayagreenpeace
gayagreenpeace
Moderador

Mensagens : 216
Data de inscrição : 26/08/2010
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda Empty Re: Ficha Médica da Clarinha - Preciso de Ajuda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos