Porquinhos da Índia - Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Ficha médica: Jujuba
por Epsoares Ter 21 Jun - 8:21

» Dificuldade para andar
por Laura Qui 2 Set - 21:57

» Porquinho chorando para urinar
por Aline Medeiros Qua 16 Set - 10:07

» Ajuda urgente
por Thayana Dom 30 Ago - 15:32

» Porquinho não come ração NuTrópica
por Lucca Dias Ter 25 Ago - 17:49

» IVERMECTINA 1% - Perguntas e comentários
por Bianca.gn Qui 13 Ago - 9:04

» Me ajudem por favor
por aninhafh Sáb 8 Ago - 0:01

» Micose?
por Japa93 Qui 30 Jul - 10:13

» Ficha médica do Stitch - porquinho do Giovani
por giovanicruzara Seg 20 Jul - 23:27

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6353 usuários registrados
O último membro registrado é larissalopesjw

Os nossos membros postaram um total de 38700 mensagens em 2079 assuntos

Ficha médica - Ponyo

+4
Izy Ushi
O-ren
Panqueca
Ponyo
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Ponyo Qui 7 Jun - 16:21

Olá, tenho uma porquinha chamada Ponyo, com 1 ano e 6 meses de idade. Ela sempre foi muito curiosa e ativa, sentia cheiro de pimentão e capim de longe e devorava quando colocava na frente dela. Ela convive com um outro porquinho, o Frodo, que é macho, mas não rolou romance entre eles. Ele é um mês mais novo que ela. Nunca tiveram problemas de convivência, mas muitas vezes disputavam por comida (mesmo tendo o suficiente para os dois). Apesar disso, os dois se alimentavam bem. Ele pesa 1kg e pouco e ela pesava pouco menos de 1 kg. A alimentação deles consiste em ração, legumes, frutas e capim fresco. Sempre comeram muito bem.

Há umas três semanas, tenho percebido que ela mal toca na comida. Uma semana atrás ela até se aproximava da comida, mas não mordia, parecia lamber ou tirar lasquinhas bem pequenas, enquanto o outro porquinho arrancava os pedaços e comia vorazmente. Sei que não é caso de disputa de comida, pois mesmo isoladamente, ela se alimentava bem pouquinho. Percebi perda de peso e levei ao veterinário, no último domingo. Também percebi mudança no comportamento dela. Antes, quando a levava para passear, ela era curiosa e passeava por todo o cômodo, e agora ela só fica quieta num canto.

Outra mudança de comportamento é que antes ela não deixava que mexessem na barriguinha dela, tascava logo o dentão. Embora ela adore um carinho na cabeça. E agora se a gnt faz carinho na barriga, ela não faz nada.

No veterinário, ao realizar a pesagem, ela estava com 500 gramas. O veterinário (especializado em animais silvestres) examinou a boquinha, para ver se tinha algum problema na dentição ou na boca mesmo, pois nossa suspeita era que ela sentia fome, mas estava com dificuldade na mastigação. Mas estava tudo normal. Não há queda de pêlos também. Ele então passou um vermífugo para ser aplicado duas vezes em 21 dias (petzy) e um polivitamínico (hemocare) para aplicar todos os dias, durante 20 dias.

Tentei molhar um pouquinho a ração para ver se ela comia, mas não adiantou. Agora ela nem se aproxima quando coloco legumes ou frutas. Já começamos a administrar o polivitamínico e já demos a primeira dose do vermífugo.

Tentei procurar alguma coisa semelhante aqui no fórum e não encontrei, peço desculpas se eu tiver burlado alguma regra. Estou muito preocupada com a minha porquinha, é a primeira vez que crio porquinhos, li o manual e tudo enquanto pude encontrar na internet para cuidar direitinho deles ainda nas primeiras semanas delse aqui em casa, e estou preocupada se deixei passar alguma coisa.

Agradeço pela atenção e ajuda desde já!

Jessica V Costa
Ponyo
Ponyo

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Panqueca Qui 7 Jun - 16:33

Oi Jessica! Eu estava lendo a bula do Petzy, é específico para cães, eu não sei se seria o caso de usar com porquinhos da índia, que tem a dieta bem diferente... então não sei se eles tem os mesmos parasitas em intestino. Com porquinhos da índia normalmente usa-se febendazol ou flagyl como vermífugo. O polivitamínico, mal não acho que vá fazer, mas também não sei se ajuda. Não achei a bula, tem vitamina C?

O vet chegou a fazer algum exame? Raio-x?

Porque problema dentário só se exclui com raio-x, não tem como avaliar só com exame físico. E seria interessante um raio-x pra ver pulmão também.

Vai observando, mas enquanto isso, vai pesando ela e dando papinha:

http://www.porquinhosdaindia.info/guia-de-saude/alimentando%20seu%20porquinho%20%c3%a0%20m%c3%a3o/

(só a título de curiosidade, certeza que você tem um casal? estão juntos há quanto tempo? não é usual um casal junto sem crias)
Panqueca
Panqueca
Admin

Mensagens : 3976
Data de inscrição : 10/07/2010
Localização : São Paulo - Brasil

http://www.porquinhosdaindia.info

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por O-ren Qui 7 Jun - 16:34

já que ele não come, você deve alimenta-lo com papinha a cada 4 horas, tutorial:



se não perceber melhoras retorne ao veterinário, pese-o diariamente
O-ren
O-ren
Membro veterano
Membro veterano

Mensagens : 2195
Data de inscrição : 04/10/2011
Idade : 26
Localização : lauro de freitas, BA

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Ponyo Qui 7 Jun - 17:46

Oi Panqueca e O-ren,
agradeço muito pela ajuda e prontidão de vocês!

Também achei estranho o medicamento, pois assim que comprei vi que era destinado apenas para cães, apesar da dose administrada ter sido bem pouquinha. O polivitamínico tem: ácido fólico, ferro quelato, maltodextrina, extrato de semente de uva, vitamina C e Molibdênio.

O veterinário não fez nenhum exame complementar não, mas tem retorno na segunda e falarei sobre isso.

Vou tentar a papinha agora, eu até emudecia a ração, mas ela não se interessou muito. O vídeo foi muito elucidativo!! Postarei a evolução do caso!

Bendito Fórum!!!
Ponyo
Ponyo

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Ponyo Qui 7 Jun - 17:48

AH..Esqueci de responder! Acreditamos que o outro seja macho, fizemos a comparação dos genitais e ele é bem maior e mais pesado que a Ponyo, mesmo sendo um mês mais novo.
Ponyo
Ponyo

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Ponyo Sex 8 Jun - 9:15

Oi Pessoal!!

Tentei fazer a papinha para dar para ela ontem à noite, e coloquei na seringa. Tinha que colocar um pouco na boca dela, meio que à força já que ela virava a cara quando eu me aproximava com qualquer comida. O pouco que consegui colocar na boca dela, ela mastigou e engoliu. Mas foi muito pouco. Achei melhor levá-la novamente ao veterinário hoje pela manhã. Pois quando eu levava qualquer comidinha, ela se afastava, e eu não a vi bebendo água também.

Na pesagem, ela tá com 400 gramas (=~~), emagreceu mais. E quando o médico foi pegá-la, ela soltou um ruído bem rouco. Ela ficou na clínica para ser hidratada, irei pegá-la meio-dia. O médico também vai fazer radiografia.

Não consigo expressar aqui a dor e o medo que estou sentindo!!

O médico disse que também irá aplicar antibiótico (nesse momento eu até fui mal educada e questionei ele, pois se ela tá fraquinha e não se sabe o que ela tem, como pode administrar algo desse tipo para ela?) e um complexo de vitaminas.

Não se tem nenhuma suspeita para essa falta de apetite!!! =((((
Ponyo
Ponyo

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Izy Ushi Sex 8 Jun - 9:26

Posta a foto dos genitais aqui para ver o sexo, quanto a peso maior, isso não ajuda na diferenciação no sexo.. E se for casal, será que separar, o motivo é que gestação dos pigs é diferente da gestação de outros roedores, a cada gestação a fêmea e filhotes tem risco de 20% de morte, além disso, casal = mais e mais pigs, e com mais um monte de pigs, como vsi fazer pra cuidar deles? E se cruzar irmãos com irmãs/pais com os filhos os filhotes podem nascer com problemas genéticos, e mais pigs = mais trabalho, mais gastos, mais espaço, etc.

Quanto a sua pig, ja te recomendaram oque pode ser feito.. Além das indicações que disseram, eu pesaria ela TODO dia para acompanhar a melhora..

Boa sorte, tomara que tudo dê certo. :/
Izy Ushi
Izy Ushi
Membro Junior
Membro Junior

Mensagens : 1635
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 30
Localização : São Bernardo do Campo - Sao Paulo

http://www.manualanimal.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Convidad Sex 8 Jun - 10:05

Ponyo como já disseram separe-os até ter certeza do sexo!!
Vc fornece feno de capim para o desgaste dos dentes? Se não, pessa sim um raio-x de crânio para o vet avaliar os dentinhos, porquinho deixar de comer não é normal. E vc suplementa a vitamina C todos os dias? Se não, comece a dar, ácido ascórbico 200mg, compra em farmácias mesmo, em gotas. Começe com 5 gotas por uma semana, depois dê as 2 gotinhas normais...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Ponyo Sex 8 Jun - 14:17

=(

Ponyo faleceu!

Fui pegá-la no veterinário e ela estava bem quietinha, o vet tinha aplicado soro, antibiótico e vitaminas. Fez raio-X do pescoço para baixo e não viu nada de anormal, só que identificou gases, e por isso administrou tb luftal (n sabia que podia ser dado para animal tb).

No caminho para casa, ela começou a ter uns espasmos, como se estivesse sentindo dor. Foi só o tempo de chegar em casa, verifiquei q ela estava tendo dificuldade para respirar e se contorcendo de dor. Foi muito sofrido!! E ter visto ela sofrer desse jeito antes dela morrer, me doeu e dói bastante. Não deu tempo nem de ligar para o veterinário.

Pior é não saber a causa disso! Não saber pq ela simplesmente deixou de comer, o vet n tinha nenhuma suspeita.

Estou arrasada!!! Ver ela sentindo dores e sofrendo, sem eu poder fazer nada, me doeu na alma!

Agradeço a atenção e disposição de todos!!!

Não sei se a morte dela foi apressada pela visita ao veterinário, não deixo de sentir culpa em ter levado ela. Não conheço profissionais especializados e na clínica que eu fui, disseram que ele era especializado. Mas achei que ele sabia pouco de porquinho da índia. Mas culpar não vai adiantar nada agora! Não vai diminuir a dor!

Gostaria apenas que me tirassem uma dúvida! Será que o outro porquinho vai sentir a falta dela? Isso pode mexer com ele de alguma forma? Fico preocupada!
Ponyo
Ponyo

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Izy Ushi Sex 8 Jun - 14:33

Pega outro porquinho pra fazer companhia, mas tem que ser do mesmo Sexo! Posta a foto do genital pra gente sexar :/
meus pesames pela porquinha :/
Izy Ushi
Izy Ushi
Membro Junior
Membro Junior

Mensagens : 1635
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 30
Localização : São Bernardo do Campo - Sao Paulo

http://www.manualanimal.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Panqueca Sex 8 Jun - 15:00

Sinto muito! :(

Sim, o outro porquinho pode ficar bem triste pela perda da companhia, porquinhos da índia são animais muito sociáveis. Limpe toda a casinha deles, e troque as coisas de lugar, Bota o bebedouro em outro canto, o comedouro, etc. Assim ele se foca nas mudanças todas, e não só na falta da companhia...
Panqueca
Panqueca
Admin

Mensagens : 3976
Data de inscrição : 10/07/2010
Localização : São Paulo - Brasil

http://www.porquinhosdaindia.info

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Nathan (kumako) Sex 8 Jun - 16:49

Por curiosidade, voce sabe qual antibiotico ele deu para ela?
Nathan (kumako)
Nathan (kumako)

Mensagens : 718
Data de inscrição : 08/12/2011
Idade : 37
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por carol88 Sex 8 Jun - 16:53

Ponyo estava lendo agora as postagens... sinto muito. torço para que você superre essa dor. Bjsssss
carol88
carol88
Membro veterano
Membro veterano

Mensagens : 2000
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 36
Localização : Uruguaiana RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Ponyo Sex 8 Jun - 18:07

Oi Nathan, não sei!
Mas quando eu for pagar as despesas na clínica veterinária irei perguntar e postarei aqui.
Alguém sabe dizer se pode dar luftal para porquinho?
Ponyo
Ponyo

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Bianca Borges Sex 8 Jun - 19:11

Ponyo,Luftal pode ser usado em porquinhos sim,é para aumentar o apetite,se não muito me engano.
Bianca Borges
Bianca Borges
Membro veterano
Membro veterano

Mensagens : 2220
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 24
Localização : Praia Grande-São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Nathan (kumako) Sex 8 Jun - 20:46

Luftal é pápum, ou em outras palavras, é para gases...
Nathan (kumako)
Nathan (kumako)

Mensagens : 718
Data de inscrição : 08/12/2011
Idade : 37
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Panqueca Sex 8 Jun - 23:28

Pápum foi ótimo...rs

É pra gases mesmo, pode usar sem problemas. Umas 2 gotinhas, 2 ou 3x por dia, enquanto tiver sintoma.
Panqueca
Panqueca
Admin

Mensagens : 3976
Data de inscrição : 10/07/2010
Localização : São Paulo - Brasil

http://www.porquinhosdaindia.info

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Ponyo Sáb 9 Jun - 16:33

Esse é o Frodo!Ficha médica - Ponyo Cmera003 E as partes íntimas do Frodo: Ficha médica - Ponyo Frodov

E aí? Tenho que registrar outro nome no cartório?

Beijos e obrigada pela ajuda!

PS: A imagem deu problema aqui, vocês conseguem visualizar?
Ponyo
Ponyo

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Bianca Borges Sáb 9 Jun - 16:35

Aqui as fotos não apareceram.
Bianca Borges
Bianca Borges
Membro veterano
Membro veterano

Mensagens : 2220
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 24
Localização : Praia Grande-São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Ponyo Sáb 9 Jun - 16:40

Ficha médica - Ponyo Frodov



Essa é a parte íntima do Frodo!

E esse é ele (ou ela?):

Ficha médica - Ponyo Cmera003

Ponyo
Ponyo

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Ponyo Sáb 9 Jun - 16:46

Deu certo agora?
Ponyo
Ponyo

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Bianca Borges Sáb 9 Jun - 16:52

A foto apareceu sim,mas não consigo palpitar muito bem com uma só imagem..poderia postar mais uma ou duas?
Bianca Borges
Bianca Borges
Membro veterano
Membro veterano

Mensagens : 2220
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 24
Localização : Praia Grande-São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Panqueca Sáb 9 Jun - 17:04

A foto tá bem ruim... parece menina. Precisa de outra foto melhor pra confirmar.
Panqueca
Panqueca
Admin

Mensagens : 3976
Data de inscrição : 10/07/2010
Localização : São Paulo - Brasil

http://www.porquinhosdaindia.info

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Panqueca Sáb 9 Jun - 17:06

Fui ler no começo do tópico que ela é um mês mais nova que a Ponyo... então 1 ano e 5 meses. Nessa idade, se fosse macho ia ser bem evidente. É fêmea mesmo... tenta outra foto só pra garantir.
Panqueca
Panqueca
Admin

Mensagens : 3976
Data de inscrição : 10/07/2010
Localização : São Paulo - Brasil

http://www.porquinhosdaindia.info

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Harrison Sáb 9 Jun - 17:08

Pra mim é fêmea, mas mesmo assim poste outra foto pra confirmar.
Harrison
Harrison
Membro veterano
Membro veterano

Mensagens : 2875
Data de inscrição : 24/10/2011
Idade : 25
Localização : São Luís-Ma

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica - Ponyo Empty Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos