Porquinhos da Índia - Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Ficha médica: Jujuba
por Epsoares Ter 21 Jun - 8:21

» Dificuldade para andar
por Laura Qui 2 Set - 21:57

» Porquinho chorando para urinar
por Aline Medeiros Qua 16 Set - 10:07

» Ajuda urgente
por Thayana Dom 30 Ago - 15:32

» Porquinho não come ração NuTrópica
por Lucca Dias Ter 25 Ago - 17:49

» IVERMECTINA 1% - Perguntas e comentários
por Bianca.gn Qui 13 Ago - 9:04

» Me ajudem por favor
por aninhafh Sáb 8 Ago - 0:01

» Micose?
por Japa93 Qui 30 Jul - 10:13

» Ficha médica do Stitch - porquinho do Giovani
por giovanicruzara Seg 20 Jul - 23:27

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6353 usuários registrados
O último membro registrado é larissalopesjw

Os nossos membros postaram um total de 38700 mensagens em 2079 assuntos

Ficha médica: Filomena - catcamael

4 participantes

Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por catcamael Sex 29 Mar - 0:35

Oi pessoal, td bem?

Comprei uma porquinha no carnaval. Ela veio com 500g e semana passada fui pesá-la ela esta com 900g.

Estranhei o aumento de peso em um mês e a fome exagerada de uns 20 dias pra cá...então ontem qdo a peguei no colo, percebi alguns movimentos estranhos na barriga.

Foi ai que questionei a dona do caviário e ela me disse que é bem possível a porquinha estar GRÁVIDA, já que ela esteve com um macho na semana anterior de vir pra casa, e na minhas contas ela já estava com quase 6 meses na época.

Eu até achava estranho ela ser bem quietinha e não correr mto de mim, já que todo mundo fala da energia e disposição dos pigs...agora tá explicado...hahaha

Ainda não tenho certeza absoluta, mas ao que tudo indica ela está gravida sim e de quase dois meses, já que estou com ela há um mês e meio...

Estou alimentando com folhas verdes todos os dias (almeirão, chicória, escarola) e as vezes repolho, couve e cenoura...maçã e banana...
Ela não come mais nada além disso, então me concentro nas folhas que sei que ela gosta e pode dar todo dia...

Ração no começo era funny bunny, agora comprei a presence... e vit C eu dava 4 gotas a cada 2 dias (mas a dona do caviário me disse que é melhor dar todos os dias senão ela elimina o excesso)

O feno comprei junto com ela que já estava acostumada com ele desde que nasceu, e deixo sempre, mas ela não come mto não...coloco em uma rodinha de arame pendurada e dá pra um dia normalmente...

Como ainda não tive tempo de ler nada sobre gravidez (na minha cabeça eu não precisaria, pq eu teria apenas uma fêmea e pronto...rs) preciso de toda ajuda e dicas possíveis, acho que não tenho mto tempo até ela dar a luz...por isso estou meio desesperada...rsrs

Dúvidas sobre:

  • Parto
    Tratamento dos filhotes
    Tratamento da mãe
    Amamentação
    Etc...
catcamael
catcamael

Mensagens : 63
Data de inscrição : 05/02/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por Lola. Sex 29 Mar - 1:46

Vc pegou ela filhotinha? Q chato isso de deixarem ela com macho hein... mas enfim!

Mãe: Aumente a dose de vitamina c para 5 gotas diárias até o desmame dos bebês, praq ela se recupe bem. Não dê salsinha, não faz bem pra pigs prenhas...

Não dê banhos na mãe até o desmame dos filhotes, evite pegá-la durante a gravidez para não gerar um estresse excessivo.

Filhotes: já nascem totalmente formados, mamam e começam a comer verdurinhas e ração mto rápido, mas observe se a mãe os amamenta! Vc deve começar a dar a vitamina c para os filhotes assim q desmamarem.

Caso nasça algum macho (a gente sexa pra vc ^^) precisa separar da mãe com 21 dias pois a partir disso já estão sexualmente ativos e como a femea tem cio pós parto, ele pode pegá-la.

----

Logo alguém mais experiente vem te dar mais dicas, eu tenho pouca experiência com gestação Smile Se der uma fuçada aqui no fórum, tem vários tópicos falando sobre isso também!
Se puder postar uma foto da porquinha vista de cima, a gente pode te ajudar a ver se ela está realmente prenha

Boa sorte!
Lola.
Lola.
Moderador

Mensagens : 1387
Data de inscrição : 19/11/2011
Idade : 32
Localização : Jundiaí-SP / Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por catcamael Sex 29 Mar - 2:15

peguei ela já estava com 6 meses...
pior que dei um banho ontem (só na bundinha) e foi ai que percebi que a barriga mexeu...rs

e o desmame é em qto tempo depois do nascimento?
eles param de mamar sozinhos?

posso esperar o desmame e separar os irmãos da mãe?
a femea fica no cio apartir de que idade?
no inicio eu poderia deixar apenas os irmão juntos depois do desmame (mesmo com os 20 dias do macho) e separar só qdo a femea entrar na idade do cio?

catcamael
catcamael

Mensagens : 63
Data de inscrição : 05/02/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por Lola. Sex 29 Mar - 2:29

Nossa! Ela já não é mais novinha... Já tem um certo risco de os ossos da bacia dela terem se calcificado, impedindo o parto. Sabe me dizer se ela já teve alguma cria antes? Se não teve, acho bacana vc levar num veterinário pra fazer uma ultrassom e ele acompanhar essa gestação (se a mesma realmente for constatada...) pq pode ser q ela precise de cesárea por conta da idade!

Os porquinhos meio q param de mamar sozinhos, se for femea vc pode deixar com a mãe sem se preocupar, mas macho vc PRECISA tirar com 21 dias mesmo, já q já ficam sexualmente ativos... As femeas ficam aptas a se reproduzir em torno de 1 mês após o nascimento.

Olha, eu sinceramente não deixaria os irmãos (de sexos opostos) juntos mesmo a femea com menos de um mês, pois acho melhor não arriscar... fora q ele vai ficar subindo nela e isso vai causar um certo estresse! É melhor deixá-lo sozinho mesmo, dá uma peninha, mas é necessário rs

Mas agora é torcer pra vir só femeas hahaha
Lola.
Lola.
Moderador

Mensagens : 1387
Data de inscrição : 19/11/2011
Idade : 32
Localização : Jundiaí-SP / Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por catcamael Sex 29 Mar - 17:22

ok. obrigada...
ela está gravida sim, estou tentando tirar uma foto pra postar, mas estou sem bateria, assim que conseguir coloco aqui...
mas já vi outras fotos e não tenho mais dúvidas...

fiquei mesmo preocupada com a idade dela...ela está com 7 mêses, e pelo que vi é a idade que fecha a passagem do bebê...

a menina do caviario me disse pra não me preocupar, que ela tá na idade certa, mas estou um pouco preocupada sim...por causa de tudo oq tenho lido aqui...

pelas minhas contas ainda tenho 15 dias até o nascimento, e nessa próxima semana vou no veterinário...



catcamael
catcamael

Mensagens : 63
Data de inscrição : 05/02/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por catcamael Sex 29 Mar - 17:25

...então, ela não teve cria não...pelo que entendi, a dona do caviario colocou pra cruzar pra não perder o tempo certo da cria...mas pelo jeito foi no limite, e já está um pouco tarde...

achei que a femea ficasse em idade de cruzar com uns 3 meses, por isso imaginei que pudesse deixar juntos um tempo maior...
catcamael
catcamael

Mensagens : 63
Data de inscrição : 05/02/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por Lola. Sex 29 Mar - 19:00

Entendo, é bem no tempo limite mesmo! Faz bem levar no veterinário sim, é melhor prevenir! Porquinho já tem a gestação complicada qdo tá na idade certa, nessa idade então, os riscos aumentam um pouco...

Então, eles são bem precoces esses safadinhos hahaha
Lola.
Lola.
Moderador

Mensagens : 1387
Data de inscrição : 19/11/2011
Idade : 32
Localização : Jundiaí-SP / Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por catcamael Seg 1 Abr - 16:24

Lola, muito obrigada pela ajuda, esperei informação de pessoas mais experientes como vc disse, mas ninguém se manifestou...acho que oq vc escreveu foi suficiente sim...

Esses dias andei lendo algumas coisas pela net e espero que eu possa cuidar bem das porquinhas que virão...rs

Eu não sei o pq, mas agora ela deu pra fazer cocô pelo cercado inteiro...antes ela fazia só no banheirinho e eu não tinha problema nenhum com limpeza...cheguei em casa ontem e tava um 'deus nos acuda'...hehe

Acho que ela tá com TPP...tensão pré parto...hahaha
catcamael
catcamael

Mensagens : 63
Data de inscrição : 05/02/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por catcamael Ter 2 Abr - 23:22

Nasceu!!!
4 filhotinhos, tentei ver o sexo mas ainda não sei distinguir não...depois coloco fotos pra vcs me ajudarem, ok?

nº 1 é saudável mas fica só no canto e não procura a mãe
nº 2 é saudável e tranquilo
nº 3 fica caindo só de um lado, bem pequeno e a mãe rejeitou um pouco, cheirava mas não limpava, limpou só um pouco depois de ter ficado um tempão com os outros
nº 4 espertão, já tava pulando e correndo pelo cercado e é o maior deles

pergunta: estou preocupada com o nº 1 e nº 3
a mãe rejeita o nº 3 e ele não consegue andar direito p ir atras dela, e o nº 1 simplesmente fica quieto na dele, não vai atras da mãe...

preciso dar algum tipo de comida diferenciada p esses dois?
percebo que eles não conseguem chegar na mãe pra mamar...
já tirei os dois mais espertos pra deixá-los sozinhos com a mãe um tempinho, mas ela sai de perto deles, e eles não vão atras dela...

oq faço?
catcamael
catcamael

Mensagens : 63
Data de inscrição : 05/02/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por Julie Bell Ter 2 Abr - 23:26

Olha a primeira cria da beterraba ela rejeitou a ultima, era a menorzinha e ela mal ficava em pé, eu peguei ela e coloquei perto da mae, e fui "acostumando" e incentivando a mãe com ela, hje ela esta super saudavel!
mais talvez possa variar de porco pra porco neh
Julie Bell
Julie Bell

Mensagens : 592
Data de inscrição : 13/01/2013
Idade : 33
Localização : SP - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por catcamael Ter 2 Abr - 23:37

Ficha médica: Filomena - catcamael Imagem173




Ficha médica: Filomena - catcamael Imagem174i




Ficha médica: Filomena - catcamael Imagem175



catcamael
catcamael

Mensagens : 63
Data de inscrição : 05/02/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por catcamael Ter 2 Abr - 23:39

vejam que a diferença é gritante...rsrs

primeira foto é do nº3
segunda foto é do nº1
terceira foto é dos nº 2 e 4

catcamael
catcamael

Mensagens : 63
Data de inscrição : 05/02/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por Julie Bell Ter 2 Abr - 23:56

a diferença eh bem grande mesmo!

pooooxa Oo mais foi bem assim q foi da primeira cria e tb tinham esses coagulos de sangue bem grande, dessa vez nem sangue tinha qnd nasceram ... el ainda rejeita eles e n da leite? se continuar assim acho que voce vai ter que entrar com a papinha
Julie Bell
Julie Bell

Mensagens : 592
Data de inscrição : 13/01/2013
Idade : 33
Localização : SP - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por Cavia Qua 3 Abr - 0:15

Ponha-os perto da mãe para que mamem. Há risco de que não resistam e acabem morrendo! É provável que ela tenha percebido que os dois sejam mais fracos ou doentes e os tenha rejeitado por isso. Na natureza, os fracos literalmente não tem vez!
Os bebês mais fortes não deixarão os mais fracos mamarem, então, os fraquinhos deverão ser alimentados com uma vitamina feita com abobrinha cozida, ração e Pedialyte (sem açúcar, comprado em farmácia). Amasse todos os ingredientes, aspire com um conta-gotas e coloque gentilmente na boquinha dos mais fraquinhos. Mas cuidado para que eles não engasguem e acabem por aspirar a vitamina!!!
Nada de alimentos a base de leite!!!

Conheço pessoas que alternavam as mamadas dos filhotes; deixavam os mais fortes mamarem até certo ponto e depois os separavam da mãe deixando espaço para os mais fracos conseguirem obter um pouco de leite, e depois complementavam com a vitamina (pois os mais fortes sem leite podem enfraquecer).

A alimentação dos mais fracos deve ocorrer até eles conseguirem alimentarem-se sozinhos.
Cavia
Cavia

Mensagens : 660
Data de inscrição : 29/06/2012
Idade : 56
Localização : São Paulo

http://www.porquinhocaviaporcellus.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por catcamael Qua 3 Abr - 0:25

agora passei pra vê-los...o nº 1 já se enturmou...estavam os 3 na barriga dela e o nº 3 na cabeça, deitado quietinho...ai ela levantou e foi p outro lado do cercado e os 3 ficaram no msm lugar, peguei o mais fraquinho e coloquei na barriga dela, mas ele nem procura mamar, fica parado deitado e se mexe pouco...a mãe agora está no meio de todos...e o mais fraquinho já estava de pé (sentadinho) Smile
acho que vou ficar fazendo isso por um tempo msm...pra ver se ele anima e tal...
catcamael
catcamael

Mensagens : 63
Data de inscrição : 05/02/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por Julie Bell Qua 3 Abr - 0:31

Fica de olho mesmo ! e tente fazer o possivel ! qualquer coisa estamos aqui
Boa sorte com os bebes ! se deus quiser vai dar tudo certo ! (yn)
Julie Bell
Julie Bell

Mensagens : 592
Data de inscrição : 13/01/2013
Idade : 33
Localização : SP - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por Cavia Qua 3 Abr - 0:33

Que ótima notícia! O que me preocupa é este menorzinho, mais fraquinho. Não espere muito, ele precisa se alimentar, hidratar-se e tomar a vitamina c (apenas duas gotinhas e se não mamar).
Cavia
Cavia

Mensagens : 660
Data de inscrição : 29/06/2012
Idade : 56
Localização : São Paulo

http://www.porquinhocaviaporcellus.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por catcamael Qua 3 Abr - 1:08

Obrigada Julie, esses coágulos, eles comem...até os filhotinhos né?
pelo que vi é isso, mas ainda tem uns dois lá no cercado, não tirei pq fiquei em dúvida...vi a mãe comendo e um dos filhotinhos tentando comer tbm...

Cávia, tbm fiquei feliz em vê-lo sentadinho..;
voltei tem uns 5 minutos e estão TODOS na barriga da mãe alinhadinhos...rs
mas amanhã ja vou preparar a papinha que indicou...caso ainda perceba uma diferença entre eles...
catcamael
catcamael

Mensagens : 63
Data de inscrição : 05/02/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por Julie Bell Qua 3 Abr - 2:14

então nao sei, nunca procurei sobre, a minha nem sangrou dessa ultima vez, e da primeira q sangrou nao comeo o coagulo nao Oo'
Julie Bell
Julie Bell

Mensagens : 592
Data de inscrição : 13/01/2013
Idade : 33
Localização : SP - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha médica: Filomena - catcamael Empty Re: Ficha médica: Filomena - catcamael

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos