Porquinhos da Índia - Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Ficha médica: Jujuba
por Epsoares Ter 21 Jun - 8:21

» Dificuldade para andar
por Laura Qui 2 Set - 21:57

» Porquinho chorando para urinar
por Aline Medeiros Qua 16 Set - 10:07

» Ajuda urgente
por Thayana Dom 30 Ago - 15:32

» Porquinho não come ração NuTrópica
por Lucca Dias Ter 25 Ago - 17:49

» IVERMECTINA 1% - Perguntas e comentários
por Bianca.gn Qui 13 Ago - 9:04

» Me ajudem por favor
por aninhafh Sáb 8 Ago - 0:01

» Micose?
por Japa93 Qui 30 Jul - 10:13

» Ficha médica do Stitch - porquinho do Giovani
por giovanicruzara Seg 20 Jul - 23:27

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6353 usuários registrados
O último membro registrado é larissalopesjw

Os nossos membros postaram um total de 38700 mensagens em 2079 assuntos

Alimentação e Vitamina C

2 participantes

Ir para baixo

Alimentação e Vitamina C Empty Alimentação e Vitamina C

Mensagem por *Paty Abib* Qui 13 Jun - 8:27

Bons donos se preocupam em fornecer uma dieta adequada, aprendendo sobre as necessidades dos porquinhos da índia.

Uma boa alimentação deve incluir diariamente:

- Feno em quantidade ilimitada
- Vegetais frescos
- Água fresca
- Vitamina C
- Ração apropriada

Alimentação e Vitamina C 33f9361

Feno ou Capim:

     O feno de capim ou capim fresco deve ser a base da alimentação do porquinho da índia. Deve estar disponível 24 horas por dia, em quantidade ilimitada.

     O feno é uma mistura de plantas desidratadas, mantendo seus nutrientes mas aumentando o tempo de armazenamento. Existem diversos tipos de feno, porém o feno indicado para os porquinhos da índia é o feno de capim. O feno de alfafa, mais facilmente encontrado em pet shops, é muito rico em cálcio, podendo causar problemas urinários em porquinhos da índia.

     O capim é um alimento natural dos porquinhos da índia, podendo ser fornecido fresco (bem lavado, colhido em local seguro, onde não esteja contaminado por poluição de carros ou urina de cães) ou em forma de feno. O feno de capim é muito importante para a manutenção dos dentes dos porquinhos da índia, que crescem continuamente. Além disso, as fibras do feno de capim são essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo dos porquinhos, que são animais estritamente herbívoros.
 
Vitamina C:

     Os porquinhos não fabricam a própria vitamina C, assim como nós, humanos, portanto precisam recebe-la através de uma alimentação adequada. Os porquinhos necessitam cerca de 20mg/kg de vitamina C diariamente. A falta de vitamina C ocasiona diversos problemas (em especial o escorbuto, que pode levar à morte se não houver rápido tratamento). A vitamina C pode ser obtida através de ração específica para porquinhos da índia e vegetais variados; porém, caso a ração em uso não contenha a vitamina C, é recomendado suplementar a alimentação de seu porquinho da índia com vitamina C líquida (Vita-Vet C, Cewin, Redoxon gotas, ou genérico), 2 gotas diariamente. 

     Não pingue a vitamina C na água do bebedouro! Além de a vitamina C se perder rapidamente em contato com água e a luz, os porquinhos bebem quantidades variadas de água (100 a 300ml por dia, no caso de adultos), não sendo possível desta forma garantir que ele esteja recebendo a quantia necessária. A melhor forma é dá-la diretamente ao porquinho. Pingue 2 gotas (20 mg) em uma colher, ou aspire diretamente do frasco com uma seringa de 1ml (sem agulha), e dê diretamente na boca do porquinho. Inicialmente ele pode estranhar e resistir, mas muitos porquinhos apreciam e aprendem a tomar a vitamina C diariamente sem problemas. Porquinhos doentes, gestantes ou amamentando precisam de vitamina C extra.

• Não use polivitamínicos, a menos que seja indicação veterinária por um tempo específico em caso de doenças. Caso faça uso, siga a instrução acima de jamais misturar à água do bebedouro.

Ração:

     A ração não deve ser a base da alimentação do porquinho, e não deve ser oferecida à vontade. Deve ser preferencialmente específica pra porquinhos da índia.

   Para que os porquinhos da índia tenham uma alimentação equilibrada, a escolha da ração é muito importante. O ideal é que se forneça ração específica para porquinhos da índia. 

Rações recomendadas:
 
Nutricobaia (Presence Cobaia), Nutrópica (do pacote verde), Pet Valle chinchila e porquinho (tem que tirar as coisas que vem com a ração e dar somente a ração em si), Funny Bunny (mas tem muito cálcio e pode ser dada apenas até os 6 meses).
 
Não compre ração à granel em petshop. É perigoso, pode causar intoxicação, você não tem certeza do armazenamento, da data de validade e da procedência. Pode ser até ração de coelho.
 
Por que essas rações?
 
Nutricobaia: bem balanceada, tem vitC e é à base de feno de capim;
Nutrópica caixa verde: idem a nutricobaia, mas é à base de alfafa;
Pet Valle: bem balanceada, mas não tem vit C e precisa tirar as coisas que vem de extra (sementes e rações coloridas), deixando só a ração em si;
Funny Bunny: Bem balanceada, mas não tem vit c e só pode ser dada até os 6 meses, pois tem muito cálcio;
 
Por que limpar a Pet Valle? 
 
Tire urgente essas coisas dele! Corante causa câncer, a fruta cristalizada causa diabetes, o arroz pode perfurar o intestino e o milho é tóxico! O milho ainda pode quebrar os dentes ou engasgar o porquinho. Porquinhos da índia não podem comer sementes, o organismo deles não foi feito para isso. Também não se deve dar mix de sementes como ração.
 
Por que não pode ração de coelho e de outros roedores?
 
Ração de coelho tem muito cálcio e isso traz problemas urinários, pode conter hormônios (coelhos são animais de abate também, por isso precisam engordar) e além disso, rações de outros roedores podem ter farelo de osso e outras coisas derivadas de animais, o que é proibido para porquinhos, que são estritamente herbívoros. Do mesmo modo que você não dá ração de gato pro cachorro e vice-versa, não dê ração de outras espécies para o seu porquinho. As rações de coelhos vendidas a granel, não devem ser oferecidas nem para coelhos. Coelhos também possuem rações próprias e boas, assim como as recomendadas para os porquinhos. É muito importante também o equilíbrio cálcio/fósforo, devendo estar o mais próximo possível da relação 1,5:1. O desequilíbrio desta relação pode ocasionar problemas, como cálculo urinário. Rações para coelho costumam ter uma quantidade grande de cálcio. Porquinhos absorvem metade de todo o cálcio que consomem, e para adultos, pode haver uma sobrecarga caso a dieta contenha cálcio demais. Muitas rações para coelhos possuem uma quantidade excessiva de vitamina D, o que é prejudicial, e uma quantidade de vitamina E muito baixa para porquinhos, o que pode levar a problemas reprodutivos e musculares.
Lembre-se também de que nenhuma ração para coelhos conterá vitamina C, essencial para os porquinhos, sendo importante a suplementação com verduras e frutas frescas.
 
(Texto escrito e gentilmente cedido pela Kazoku Pig, com acréscimo de informações que já tínhamos aqui)


Vegetais:
    
     Na natureza, os porquinhos da índia se alimentam de vegetação, principalmente capim.

     É muito importante que, como animais de estimação, recebam além da ração, porções de vegetais frescos todos os dias, para que obtenham vitamina C e outros nutrientes. Além disso, principalmente os vegetais fibrosos servem para desgaste natural dos dentes.

     Lembre-se: não forneça nada que você mesmo não comeria, como legumes, verduras e frutas mal-lavados ou estragados! Dê vegetais frescos e limpos! Os vegetais podem ser servidos em porções (cerca de 1 copo) uma ou mais vezes ao dia. Prefira verduras escuras, pois em geral, contêm mais vitamina C.

     (Atenção, mesmo vegetais fibrosos não substituem o feno, que deve ser fornecido em quantidade ilimitada).


NÃO RECOMENDADO NA DIETA:

     Mix ou peticos com nozes, sementes, frutas secas e pedaços coloridos.
Não dê leite, carne ou derivados (porquinhos da índia são herbívoros).

     Sementes em casca (como sementes de girassol), que podem causar asfixia, além de poder causar ferimentos internos.

     Ração de coelho (eles não contêm vitamina C e algumas podem até mesmo incluir antibióticos tóxicos para os porquinhos da índia).

     Vegetais crucíferos (repolho, couve, couve chinesa, brócolis), pois eles podem causar gases em seu animal de estimação.

     Não use blocos minerais! Evite petiscos comerciais, mesmo que sejam direcionados a porquinhos da índia, pois em geral contém ingredientes prejudiciais. Muitos contêm gordura, açúcares e cálcio, mesmo em excesso, e o consumo pode resultar em diminuição do consumo dos alimentos básicos que realmente precisam.

     NADA DE POLIVITAMÍNICOS! Vitamina C pura é bom, mas não polivitamínicos. Quantidades excessivas de vitaminas lipossolúveis, como A e D podem causar sérios problemas para o seu animal de estimação.


Lembre-se: Porquinhos da Índia são estritamente HERBÍVOROS!

Fonte: Panqueca

*Paty Abib*
Membro veterano
Membro veterano

Mensagens : 2768
Data de inscrição : 16/10/2012
Idade : 39
Localização : São José dos Campos/SP

http://festeiras.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação e Vitamina C Empty Re: Alimentação e Vitamina C

Mensagem por Isabela Luccas Seg 24 Jun - 11:11

AVISO

Se você sabe de mais lugares que vendam ração comente AQUI que a lista será atualizada. Coloque: Nome da cidade, telefone do local, nome do local, endereço completo e qual ração vendem. Obrigada!
Isabela Luccas
Isabela Luccas
Moderador

Mensagens : 1907
Data de inscrição : 24/09/2012
Idade : 28
Localização : Rio Claro SP

https://www.facebook.com/groups/disneypig/

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação e Vitamina C Empty Papinha!

Mensagem por Isabela Luccas Dom 21 Jul - 13:12


Informações Importantes Sobre Alimentação À Mão (Papinha)
 
Alimentação à Mão, ou Alimentação Forçada, pode salvar a vida do seu porquinho da índia. Papinhas são essenciais caso seu porquinho da índia esteja doente ou tenha passado por cirurgia. Mesmo em caso de filhotes órfãos, utilize as papinhas conforme explicado abaixo, e não use leite. Nenhum leite ou composto é capaz de substituir o leite materno, e leite de outros animais pode causar problemas gastrointestinais sérios. Porquinhos da índia nascem completamente formatos, e se beneficiarão do alimento sólido como um adulto.
 Alimentação e Vitamina C Reborn2
 
Que tipo de alimento devo usar em papinhas?

Papinhas feitas com ração são superiores em qualidade às papinhas de vegetais, porque a ração é superior em quantidade de fibras. Fibras são extremamente importantes para o bom funcionamento gastrointestinal dos porquinhos da índia. Vegetais contém menor quantidade de fibras e por isso serão de menor ajuda em manter o intestino funcionando corretamente, podendo até mesmo fermentar, causando gases. Você pode combinar a papinha de ração com suco de fruta sem açúcar, Pedialyte ou suco de grama de trigo para tornar a papinha mais palatável para seu porquinho. Veja receitas de papinhas mais abaixo.

Qual a quantidade de alimento que meu porquinho precisa?

Em média, porquinhos precisam diariamente de:
• 6 gramas de alimento seco para cada 100 gramas de peso;
• 10 a 40ml de água para cada 100 gramas de peso.

Pese seu porquinho. Um porquinho de 1 kg precisará de cerca de 60 gramas de alimento seco e 100 ml de água durante o dia.

Lembre-se de que pesar seu porquinho semanalmente é muito importante para monitorar sua saúde. Muitos começam a perder peso antes de demonstrar qualquer outro sintoma de doença. Se seu porquinho não está comendo, além de alimentá-lo a mão, pese-o diariamente e mantenha um registro do peso.

Probióticos

Probióticos são importantes para repor a flora intestinal, especialmente no caso de porquinhos que estejam recebendo tratando com antibióticos. Todo antibiótico afeta de alguma forma a flora intestinal. Que tipo de probiótico utilizar?

• Se você tem mais porquinhos da índia saudáveis, meio "cocô" fresco de um porquinho saudável pode ser utilizado. Esse é o melhor probiótico para seu porquinho. Dilua em algumas gotas de água e forneça essa mistura 1 ou 2 horas após a dose do antibiótico (caso esteja tomando) com ajuda de uma seringa.
• Você pode comprar Probiótico em pasta em pet shops. Normalmente é uma pasta em uma espécie de seringa. Dê uma porção dessa pasta 1 ou 2 horas após a dose do antibiótico (caso esteja tomando).
• Em supermercados, há uma mistura para confecção de iogurtes (BioRich). É um fermento lácteo para preparo de iogurte natural, que contém acidófilos. O pacote contém pequenos pacotes com 400mg de pó. Separe o conteúdo de cada envelope em 4 partes (100gr) e misture esse pó à papinha de ração. Forneça 1 ou 2 horas após a dose de antibiótico (caso esteja tomando).
• Iogurte ou leite fermentado não devem ser utilizados! Embora contenham acidófilos, são produtos à base de leite. Lembre-se de que porquinhos são estritamente herbívoros. O leite pode prejudicar ainda mais o bom funcionamento gastrointestinal.

 Probióticos são muito importantes para porquinhos em tratamento com antibiótico, mas também são importantes para qualquer porquinho que não esteja se alimentando corretamente. Nestes casos, o probiótico pode ser dado junto com cada papinha.
 
Receitas de Papinha

○ Receita 1

- 2 colheres de ração própria para porquinhos (Nutricobaia, Pet Valle, Funny Bunny)
- 3 colheres de sementes de anis (erva-doce)
- 4 colheres de gérmen de trigo não-tostado (veja a seção de cereais de seu supermercado)
-  100 gr de probiótico (BioRich em pó, pasta de Probiótico).

Usando um moedor, triture a ração e as sementes de anis. Adicione o gérmen de trigo e o probiótico. Misture e triture novamente. Coloque essa mistura em um saquinho bem fechado e mantenha em geladeira até o uso.

(Caso não tenha um moedor / triturador, pode retirar as sementes de anis da receita.)

Para utilizar, misture uma pequena quantidade de água morna, ou suco de frutas sem açúcar, ou suco de grama de trigo, ou Pedialyte.

(Receita de Sef, em Guinea Lynx Forums)
 
○ Receita 2

- 1 colher de ração própria para porquinhos (Nutricobaia, Pet Valle, Funny Bunny)
- 1 colher de abóbora cozida e amassada (faça um purê, cozinhando apenas em água e amassando bem depois do cozimento)
- 1 colher de cenoura cozida (faça um purê, cozinhando apenas em água e amassando bem depois do cozimento)
- 1 ou 2 colheres de gérmen de trigo

Triture a ração usando um moedor / triturador de alimentos. Se não tiver, você pode colocar a ração por alguns segundos em água bem quente para amolecer, e então, amasse. Junte os demais ingredientes. Mantenha refrigerado até o uso. Pode acrescentar probiótico, caso deseje. Para utilizar, misture uma pequena quantidade de água morna, ou suco de frutas sem açúcar, ou suco de grama de trigo, ou Pedialyte.

(Receita de Charybdis, em Guinea Lynx Forums)

 
Mãos à Obra!

Quanto de papinha devo dar a cada sessão?

Provavelmente seu porquinho irá aceitar cerca de 20 a 25 gramas de papinha por vez, além de um pouco de água. Você pode acrescentar vitamina C na água se desejar. Porquinhos adoentados necessitam de mais vitamina C.

Quantas vezes por dia devo dar a papinha?

Você deverá alimentá-lo várias vezes ao dia (4 a 6 vezes ou até mais). O sistema gastrointestinal de seu porquinho precisa trabalhar continuamente. Mas lembre-se de que seu objetivo é fazer com que, aos poucos, seu porquinho retome a rotina de se alimentar sozinho. Por isso, além da papinha, sempre ofereça ração, feno, capim, legumes e verduras. Muitos porquinhos que não estão se alimentando sozinhos se animam a comer com capim ou capim de trigo!

Como faço para dar a papinha a ele?

Uma boa maneira é dar a papinha usando seringas de 1 ml (seringa de insulina / tuberculina). A papinha deverá ser firme como um purê; então para dar a papinha, é necessário cortar a ponta da seringa, de modo que ela se tornará uma espécie de tubo. (veja fotos abaixo). Segure o porquinho no colo ou sobre uma superfície firme. Alguns irão aceitar facilmente a papinha; outros precisam ser segurados de maneira firme para que você consiga dar a papinha.

Passo a passo:

1- Prepare a papinha usando uma das receitas acima. A consistência deve ser firme como uma pasta firme, um purê, e não líquida como uma sopa.

Alimentação e Vitamina C Handfeed-stuff-3-1

2- Você pode utilizar uma seringa de 10 ml para ajudar a aspirar essa pasta e colocar em seringas menores, de 1 ml, que serão utilizadas para dar a papinha ao porquinho. Corte um pouco da ponta da seringa de 10ml para que o diâmetro fique maior; as seringas de 1ml devem ter o bico totalmente cortados para se tornarem um tubo.

Retire o êmbolo da seringa de 10ml:

Alimentação e Vitamina C Feed-tube

Coloque papinha dentro da seringa, recoloque o êmbolo e empurre para dentro das seringas de 1ml (transformadas em pequenos tubos para alimentação). Dependendo da consistência da papinha, você pode tentar puxar diretamente com a seringa/tubo de 1ml.

Alimentação e Vitamina C Fill-tube-1

Você pode preparar uma quantidade de papinha e encher vários "tubinhos". Note as seringas de 1 ml com a ponta cortada.
Mantenha em um pote fechado em geladeira até o uso.

 Alimentação e Vitamina C Handfeed-stuff-1

 3- Na hora de utilizar a papinha, esquente levemente usando banho-maria, para que a papinha fique morna.

Você pode fazer isso colocando água quente em um pote, tampar e colocar os tubinhos com a papinha em cima do pote, deixando por alguns minutos antes de dar ao porquinho.

Alimentação e Vitamina C Handfeed-stuff-5-1

4- Dê a papinha aos poucos. Se seu porquinho não aceitar prontamente a seringa e você precisar segurá-lo para isso, posicione a seringa de modo que ela entre na boquinha de lado, por trás dos dentes incisivos. Injete aos poucos a papinha. Ele fará um movimento de mastigação. Pare de injetar se o porquinho parar de mastigar. Seja paciente.

Alimentação e Vitamina C Rb-handfeed

(Fotos gentilmente cedidas por TexCavy. Inicialmente postado no Guinea Lynx Forums.)
 
Jamais vire seu porquinho de barriga pra cima para dar qualquer alimento! O risco de asfixia é grande.



Fonte: [url=http://www.porquinhosdaindia.info/guia-de-saude/alimentando seu porquinho %C3%A0 m%C3%A3o/]AQUI[/url]
Isabela Luccas
Isabela Luccas
Moderador

Mensagens : 1907
Data de inscrição : 24/09/2012
Idade : 28
Localização : Rio Claro SP

https://www.facebook.com/groups/disneypig/

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação e Vitamina C Empty Escorbuto

Mensagem por Isabela Luccas Dom 21 Jul - 14:26

Escorbuto é uma condição causada pela deficiência de vitamina C. Porquinhos da índia necessitam de vitamina C em sua alimentação todos os dias (leia mais sobre vitamina C aqui). Caso o porquinho não receba a quantidade necessária (10-30mg/kg), ele desenvolverá escorbuto.
 
• Sintomas nos animais jovens

    Normalmente ocorre com porquinhos jovens e recém-adotados, que passam a desenvolver paralisia das patas traseiras, em geral começando por andar saltitando com as patas traseiras (como um sapo). Ao exame veterinário, é possível notar que as articulações estão inchadas e doloridas. Além disso, os dentes podem amolecer e abrir a boca pode ser doloroso para o porquinho. Uma alimentação pobre em vitamina C durante 15 dias é suficiente para que o porquinho manifeste os primeiros sintomas de carência. 

• Sintomas nos animais adultos

    Os sintomas nos adultos não são tão específicos. Além de problemas nas articulações, eles podem apresentar fraqueza, anorexia, secreção nos olhos e nariz, fezes amolecidas e com odor forte. Podem até mesmo desenvolver má oclusão dentária e pododermatite em decorrência da falta de vitamina C. 

• Tratamento

O tratamento em geral envolve administrar uma dose aumentada de vitamina C (50mg/kg) durante 7 dias. A vitamina C absorvida continua no organismo por 4 dias. No caso de paralisia das patas traseiras, pode ser indicado o uso de massagens e exercícios. Normalmente a melhora ocorre muito depressa, sendo feito o tratamento corretamente em estágio inicial. É preciso reavaliar a dieta do porquinho da índia e a suplementação de vitaminas.

Lembre-se de que após o período de tratamento é necessário manter a dose de manutenção (10-30mg/kg) todos os dias. Caso a ração de seu porquinho da índia não contenha vitamina C, suplemente com vitamina C líquida, ainda que ele receba verduras diariamente. Não dilua vitamina C na água! Dê diretamente na boquinha, com ajuda de uma seringa sem agulha.

 
Fonte AQUI
Isabela Luccas
Isabela Luccas
Moderador

Mensagens : 1907
Data de inscrição : 24/09/2012
Idade : 28
Localização : Rio Claro SP

https://www.facebook.com/groups/disneypig/

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação e Vitamina C Empty Re: Alimentação e Vitamina C

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos