Porquinhos da Índia - Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Ficha médica: Jujuba
por Epsoares Ter 21 Jun - 8:21

» Dificuldade para andar
por Laura Qui 2 Set - 21:57

» Porquinho chorando para urinar
por Aline Medeiros Qua 16 Set - 10:07

» Ajuda urgente
por Thayana Dom 30 Ago - 15:32

» Porquinho não come ração NuTrópica
por Lucca Dias Ter 25 Ago - 17:49

» IVERMECTINA 1% - Perguntas e comentários
por Bianca.gn Qui 13 Ago - 9:04

» Me ajudem por favor
por aninhafh Sáb 8 Ago - 0:01

» Micose?
por Japa93 Qui 30 Jul - 10:13

» Ficha médica do Stitch - porquinho do Giovani
por giovanicruzara Seg 20 Jul - 23:27

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6353 usuários registrados
O último membro registrado é larissalopesjw

Os nossos membros postaram um total de 38700 mensagens em 2079 assuntos

Importância do feno - Dentição

2 participantes

Ir para baixo

Importância do feno - Dentição Empty Importância do feno - Dentição

Mensagem por *Paty Abib* Qui 13 Jun - 8:36

O feno de capim é muito importante na dieta dos porquinhos da índia. Ele provê a fibra necessária para o bom funcionamento do sistema digestivo dos porquinhos, que são estritamente herbívoros. Também mantem os dentes no tamanho correto.

    Os dentes dos porquinhos crescem continuamente, e por isso precisam de constante atividade para evitar o supercrescimento. Como o feno de capim possui poucas proteínas e nutrientes, pode ser ingerido à vontade, não contribuindo para a obesidade. Também possui baixa quantidade de cálcio, e sua relação cálcio-fósforo é ideal, 1.5:1. Certifique-se de oferecer feno de capim à vontade, e terá um porquinho saudável e feliz.

     Procure oferecer um feno de boa qualidade. Veja abaixo a comparação de um feno de boa qualidade (verde, cheiro forte) com um de má qualidade (marrom, seco, com muitos galhos).
Importância do feno - Dentição 14
    A alfafa é uma leguminosa muito rica em proteína, cálcio e carboidratos. O feno de alfafa é indicado apenas para filhotes jovens, fêmeas gestantes e porquinhos doentes. Porquinhos com cálculos ou outros problemas urinários não devem receber fenos ricos em cálcio, como o feno de alfafa, que possui uma relação cálcio-fósforo extremamente alta, de 5.3:1, favorecendo a formação de cristais urinários e cálculos. Porquinhos adultos e saudáveis só devem receber feno de alfafa como petisco, em pequena quantidade, uma vez por semana ou menos.

• Por que brinquedos de madeira não substituem o feno???


     Muitas pessoas fazem essa pergunta, por terem dificuldade de encontrar feno em sua localidade. Visto que para outros roedores (exemplo: hamsters) brinquedos de madeira costumam ser suficientes para o desgaste dentário, pensam se este seria o caso dos porquinhos da índia. A resposta é: não!

     A dentição do porquinho da índia é bem diferente da dentição do hamster. Os dentes incisivos dos hamsters crescem sem parar; os dos porquinhos também. A diferença está nos pré-molares e molares, lá dentro da boquinha. Esses dentes não crescem nos hamsters; já nos porquinhos, esses dentes crescem sem parar! Brinquedos de madeira não atingem estes dentes, que são desgastados por meio da alimentação correta. Por isso, o feno de capim (ou capim fresco) deve ser a base da alimentação dos porquinhos da índia!

     Na falta do feno/capim, os dentes crescem desordenadamente, e somente poderão ser corrigidos por um veterinário especializado em odontologia de roedores, o que lhe custará caro e custará ao porquinho o sofrimento da cirurgia e os riscos da anestesia. Seja um dono consciente e provicencie capim/feno para seu porquinho da índia.

Fonte: Panqueca


Última edição por *Paty Abib* em Dom 28 Jul - 0:14, editado 1 vez(es)

*Paty Abib*
Membro veterano
Membro veterano

Mensagens : 2768
Data de inscrição : 16/10/2012
Idade : 39
Localização : São José dos Campos/SP

http://festeiras.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Importância do feno - Dentição Empty Re: Importância do feno - Dentição

Mensagem por Isabela Luccas Dom 16 Jun - 16:12

AVISO
Se você sabe de mais lugares que vendam feno, aramado e soft, comente AQUI que as listas serão atualizadas. Coloque: Nome da cidade, telefone do local, nome do local e endereço completo. Obrigada!
Isabela Luccas
Isabela Luccas
Moderador

Mensagens : 1907
Data de inscrição : 24/09/2012
Idade : 28
Localização : Rio Claro SP

https://www.facebook.com/groups/disneypig/

Ir para o topo Ir para baixo

Importância do feno - Dentição Empty Quebra de dentes

Mensagem por Isabela Luccas Dom 21 Jul - 14:29

 Importância do feno - Dentição Dentequebrado
(Foto gentilmente cedida por TaoPaula)


     O dente pode se quebrar devido à uma queda, ferimento ou por um acidente. Porquinhos que tem dietas pobres e com deficiência de vitamina C são mais vulneráveis. Se o porquinho estiver saudável, o dente pode crescer novamente sem maiores problemas, e atingirá o tamanho normal em cerca de três semanas.

Esteja alerta para que o dente que restou não cresça demais, tocando a gengiva ou a boca. Se o dente quebrou muito próximo à linha da gengiva, deixando um buraco, limpe o ferimento periodicamente para retirar restos de alimento que possam se instalar no local. Você pode usar pra isso soro morno.

Quanto à alimentação, você deve se certificar de que seu porquinho da índia está conseguindo comer. Dependendo da forma em que o dente quebrou, ou se foi mais de um dente, você pode precisar picar os alimentos em pedaços pequenos (não triture, pois isso acabará prejudicando os dentes de trás). Corte vegetais em quadradinhos e verduras em tirinhas. Se for necessário, complemente com papinha pelo menos 1 ou 2 vezes por dia (veja mais sobre papinhas aqui) O porquinho também pode ter dificuldade em usar o bebedouro, então ofereça líquidos com uma seringa e vegetais e frutas para assegurar que ele obtenha água.

A perda de dentes pode ser agravada pela deficiência da vitamina C. Leve seu porquinho a um veterinário se o dente quebrado estiver irregular ou desalinhado, ou se o dente oposto ao que quebrou estiver se curvando para dentro, tendo contato com a boca (isso pode ocorrer se o dente quebrar muito rente à gengiva). Se você suspeitar de qualquer outro problema (sinais de inflamação, dor ao se alimentar), consulte um veterinário especializado imediatamente.

Lembre-se: A balança é sua amiga! Tenha uma balança de cozinha e pese seu porquinho regularmente para verificar se ele está se alimentando bem e não perdendo peso.


Fonte AQUI
Isabela Luccas
Isabela Luccas
Moderador

Mensagens : 1907
Data de inscrição : 24/09/2012
Idade : 28
Localização : Rio Claro SP

https://www.facebook.com/groups/disneypig/

Ir para o topo Ir para baixo

Importância do feno - Dentição Empty Má-Oclusão Dentária

Mensagem por Isabela Luccas Dom 21 Jul - 15:19

Importância do feno - Dentição Nickmaoclusao

Má oclusão dentária é uma condição em que os dentes não se gastam da maneira correta e crescem demais. É um problema muito freqüente em porquinhos da índia, que ocorre por muitos fatores, como predisposição genética (especialmente nos casos em porquinhos com menos de 2 anos de idade), carência de vitamina C, trauma, infecção ou desgaste insuficiente dos dentes por receber uma dieta composta por muita ração e baixo teor de fibras ( feno de capim é importantíssimo, lembre-se!). Algumas vezes a má oclusão é associada a problemas cardíacos.


Importância do feno - Dentição Dentetorto
(Foto gentilmente cedida por TaoPaula. Porquinha da índia filhote, com má oclusão dentária congênita. Clique na foto para aumentar)

Os dentes crescem e impedem o fechamento correto da boca, fazendo com que o porquinho mastigue mais frouxamente os alimentos. Muitas vezes o crescimento exagerado dos dentes da frente e do fundo ocorrem ao mesmo tempo, mesmo que pareça que somente os dentes da frente estão grandes demais. Como a capacidade de mastigar diminui, os dentes da frente também passam a não se gastar naturalmente. Os molares inferiores crescem em direção à lingua, enquanto os molares superiores crescem em direção à bochecha. O crescimento exagerado dos dentes impede a mastigação normal dos alimentos e pode causar inflamação e ferimentos na boca.
 
Sinais e Sintomas de Má Oclusão

Os sintomas podem ser discretos. Sinais de alerta são:

 O porquinho fica mastigando como se tentasse descolar algo que estivesse preso na boca;
 As orelhas parecem se mover demais quando ele mastiga;
 Os olhos e nariz podem ter secreção (indicando abcesso);
 Os dentes da frente podem estar grandes e desalinhados;
 Ele não consegue comer o mesmo tanto e na mesma velocidade que antes;
 Ele não consegue pegar ou partir corretamente os alimentos;
 Quando ele mastiga, pedaços de alimento caem da boca;
 Ele pega a ração, mas deixa cair da boca;
 Ele parece com fome e se interessa pelo alimento, mas não consegue comer;
 Ele pode estar babando;
 Ele está perdendo peso.

 O porquinho da índia pode ter grande dificuldade de comer, ou mesmo não comer nada. A boca pode ficar um pouco aberta. Os sintomas podem demorar a aparecer, e quando o dono se apercebe, o porquinho já pode ter perdido um bom tanto de peso e estar babando, já que a boca não consegue se fechar completamente. Pesar o porquinho regularmente é fundamental, pois ajudará a perceber uma perda de peso gradual antes que seu porquinho esteja seriamente debilitado.

(Veja neste vídeo a porquinha da índia Docinho, branca e cinza, com dificuldade em se alimentar. Ela come devagar em comparação com as outras e constantemente fica como se algo estivesse preso dentro da boca. Ela teve má oclusão dentária).
 
Diagnóstico

É muito importante encontrar um veterinário de exóticos ou dentista de animais que seja experiente em tratar de dentição de porquinhos da índia. Alguns porquinhos receberam diagnóstico errado e a má oclusão ficou sem tratamento, pois muitas vezes com a má oclusão aparecem sinais de escorbuto pela diminuição da ingestão de alimentos. Alguns veterinários tratam do escorbuto e se esquecem da má oclusão.

Infelizmente, muitos veterinários comuns somente aparam os dentes incisivos e se esquecem do super crescimento dos dentes molares, que estão causando os problemas. Nem todos os veterinários têm a habilidade, conhecimento e ferramentas para diagnosticar corretamente e tratar da má-oclusão ou identificar outros problemas dentários. Fique atento! O correto diagnóstico só acontece após exame visual dos dentes molares (o veterinário poderá utilizar um otoscópio para isso) e raio-x de crânio. Não é possível diagnosticar má oclusão corretamente sem a realização de raio-x!


O raio-x de crânio pode ser feito sob sedação leve ou, em alguns casos, sem sedação. Converse com seu veterinário.
 
Tratamento

O veterinário examinará a dentição com ajuda de aparelhos. Ele também deverá realizar um exame físico em busca de possíveis nódulos (que podem indicar crescimento das raízes dos dentes). O tratamento envolve o desgaste dos dentes, com uso de anestesia.
 
Importância do feno - Dentição Aimi1
(Docinho, porquinha da índia com má oclusão dentária. Note pontas dentárias indo em direção à língua.)


Importância do feno - Dentição Aimi2
(Docinho, após desgaste dentário, com Dra. Elisangela, Odontovet.)

 Após a cirurgia, é necessário cuidados pós-operatórios que incluem controle da dor e ajuda para alimentação, porque o porquinho não conseguirá se alimentar sozinho durante alguns dias. Os músculos mastigatórios ficaram esticados durante um longo período devido ao alongamento dos dentes e por isso ficam doloridos durante cerca de 10 dias após o desgaste dentário.

Mesmo com administração de analgésicos, o porquinho ainda pode recusar o alimento durante alguns dias. Não se deve esquecer de suplementar a dieta com vitamina C e fibras. Em alguns casos, o porquinho da índia vai precisar de cuidados com os dentes periodicamente.
 
Cuidados Pós Operatórios

O desgaste dentário é um procedimento delicado. Não espere que após o procedimento, seu porquinho estará com o problema resolvido e conseguirá voltar a comer normalmente. Seu porquinho da índia virá para casa ainda debilitado e com dor. Leva em média 1 semana para que ele volte a comer sozinho. O que fazer? Enquanto ele se reabilita, você é o responsável pelo bem-estar dele, por seguir a regra dos 4 "P": Pesar diariamente; Papinha a cada 4 horas; Persistência e Paciência. E jamais de esqueça do controle da dor. Porquinho com dor não se alimenta!

O controle do peso é importantíssimo para que você verifique se seu porquinho está se alimentando o quanto deveria. Tenha uma balança dessas de cozinha em casa e pese pelo menos diariamente se seu porquinho da índia fez um desgaste dentário. Anote o peso. Compare. Se estiver perdendo peso, não está recebendo a quantia de alimento necessária e talvez precise de mais medicamento para dor.

As papinhas salvam vidas. Se seu porquinho fez um desgaste dentário, ele vai precisar da sua ajuda para comer a cada 4 horas (prepare-se para fazer isso mesmo de madrugada por alguns dias!). Lembre-se de que porquinhos da índia são herbívoros, tem um intestino bastante longo que precisa estar em constante funcionamento. Veja aqui informações sobre papinhas. Enrole o porquinho em uma toalha e, usando a seringuinha como mostrado na página indicada, vá com a seringa de lado, por trás dos dentes incisivos; procure colocar uma pequena quantidade de papinha na boca, no fundo. Verifique se ele está mastigando e engolindo. Ao dar papinha ao seu porquinho, lembre-se: Persistência e Paciência são virtudes! Seu porquinho da índia pode não ser nada cooperativo.

O controle da dor é fundamental! Se seu veterinário não prescreveu medicação para dor, solicite a ele. Uma boa combinação é um anti-inflamatório com um analgésico potente (como Meloxicam + Tramadol) por, em média, 5 dias.
 
Leia Também:

[url=http://files.panqueca.webnode.com.br/200000812-a63d6a7377/NossoClinico.pdf]http://files.panqueca.webnode.com.br/200000812-a63d6a7377/NossoClinico.pdf[/url] - matéria escrita pela Dra. Elisangela Freitas, Odontovet, para a revista veterinária Nosso Clínico (arquivo PDF).

Matéria da Odontovet sobre dentição de Porquinhos da Índia

Matéria da Dra Elisangela Freitas

Matéria em Inglês - Guinea Lynx
  
Matéria escrita com base também em matérias do site Guinealynx.info com permissão da dona do site, Lyn Zantow.
Fonte AQUI
Isabela Luccas
Isabela Luccas
Moderador

Mensagens : 1907
Data de inscrição : 24/09/2012
Idade : 28
Localização : Rio Claro SP

https://www.facebook.com/groups/disneypig/

Ir para o topo Ir para baixo

Importância do feno - Dentição Empty Dentição

Mensagem por Isabela Luccas Dom 21 Jul - 15:36

Muitas pessoas pensam que os porquinhos da índia possuem apenas os 4 dentes da frente, que são vistos facilmente. Na verdade, porquinhos possuem 20 dentes:


 Um par de incisivos superiores e inferiores;
 Nenhum dente canino (há um espaço sem dentes);
 Um par de pré-molares superiores e inferiores;
 Três pares de molares superiores e inferiores.

Os dentes de um porquinho da índia crescem continuamente. Os incisivos são bem afiados. A cor dos dentes é branca. As bochechas dos porquinhos são "gordas", o que dificulta visualizar os dentes molares. Somente seu veterinário poderá fazer um exame minucioso dos dentes, com o uso de aparelhos especiais!


 Importância do feno - Dentição Dentes1

A saúde dos dentes é essencial para a saúde de seu porquinho da índia. Uma dieta nutritiva e adequada em vitamina C ajuda os dentes a crescer fortes. Diferentemente dos hamsters, todos os 20 dentes do porquinho da índia crescem sem parar a vida toda; no caso dos hamsters, apenas os incisivos crescem assim. Por isso para porquinhos da índia de nada adianta brinquedos de madeira e coisas do tipo. Em um porquinho da índia saudável, cortar, mastigar e triturar os alimentos (especialmente feno, capim e alimentos abrasivos) irão normalmente manter os dentes no tamanho próprio – um tamanho que varia um pouco de um porquinho da índia para outro. Procure fornecer ao seu porquinho da índia uma alimentação o mais próxima possível da natural: muito capim (ou feno de capim), algumas verduras, pouca ração.

Aparar os dentes não é necessário como rotina e pode interferir na habilidade de seu porquinho da índia para comer. Os principais problemas que podem ocorrer com os dentes de seu porquinho são:

- Quebra de Dentes
- Má-Oclusão Dentária
- Prolongamento de raízes.

Existem também problemas genéticos, que incluem a falta de dentes, má oclusão e um dente extra.





Fonte AQUI
Isabela Luccas
Isabela Luccas
Moderador

Mensagens : 1907
Data de inscrição : 24/09/2012
Idade : 28
Localização : Rio Claro SP

https://www.facebook.com/groups/disneypig/

Ir para o topo Ir para baixo

Importância do feno - Dentição Empty Re: Importância do feno - Dentição

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos